Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


CONTÁBIL | Compensação Tributária: É possível no regime do Simples Nacional?

14/10/2019


Diante de um sistema tributário tão complexo, muitas empresas acabam por, infelizmente, declarar os seus impostos de maneira incorreta. E isso gera uma série de transtornos para o negócio.

 

Em casos de pagamentos menores do que o devido, por exemplo, o contribuinte se expõe à sanções e procedimentos fiscais da Receita Federal. 

Mas, o que acontece quando o pagamento foi feito em um valor superior? É possível recuperar o que foi pago mais? 

A resposta é: sim

 

Se um empreendedor declarou seus tributos a mais, ele pode recuperar essa diferença de duas formas: solicitando a compensação, ou a restituiçãoE isso também vale para optantes pelo regime do Simples Nacional.

 

Como a restituição é um processo bastante burocrático, a maioria dos contribuintes prefere solicitar a compensação dos créditos tributários. 

 

No texto de hoje, iremos responder as principais dúvidas sobre o processo de solicitação de compensação de tributos no Simples. Confira: 

Como solicitar a compensação?

O processo de solicitação é bem simples e prático. Ele é totalmente eletrônico, não exigindo o comparecimento a nenhum órgão, o que toma menos tempo dos contribuintes. 

Tudo que se deve fazer é acessar o aplicativo Compensação a Pedido, disponibilizado no Portal do Simples Nacional. Lá, será possível preencher os formulários da solicitação. O processamento do pedido é feito de forma imediata. Depois disso, basta aguardar o deferimento.

Mas atenção: só é possível solicitar a compensação dos impostos cujo recolhimento é previsto através da DAS

 

Em quanto tempo o pedido é deferido?

O prazo estabelecido para deferimento do pedido de compensação varia entre 60 dias e 12 meses. Isso depende diretamente da consistência dos dados informados na solicitação e da situação em que se encontra a empresa.

A existência de débitos e pendências, por exemplo, pode fazer com que a resolução do pedido demore. 

 

Qual o prazo para solicitar a compensação?

Para ingressar com o pedido de compensação dos créditos tributários, os contribuintes têm até cinco anos. Esse prazo é contado a partir da data em que o paga­mento foi efetuado.

 

 

Créditos compensados podem sanar débitos? 

Não. Os créditos compensados pelo Simples não poderão ser utilizados para quitar nenhum tipo de débito. 

A única exceção à essa regra são as chamadas Compensações de Ofício. Como resultam de processos concluídos após a empre­sa ter sido excluída do Simples, elas então podem ser utilizadas para sanar outros débitos. 

 

É possível retificar um débito já compensado?

Caso seja necessário retificar um débito após a compensação daquele período de apuração já ter sido realizada, o contribuinte deverá cancelar essa compensação e depois informar as correções. 

 

É possível cancelar uma compensação já realizada? 

O cancelamento de uma compensação também deve ser feito através do aplicativo Compensação a Pedido

Não será possível, porém, cancelar compensações que estejam próximas da prescrição. 

Para aquelas que já estiverem prescritas, o sistema pedirá a sua confirmação antes de cancelá-la. 

 

 

Conteúdo original Dr. Fiscal



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRIBUTÁRIO | Dívida Ativa: O que é? Quais débitos geram inscrição? Quando ocorre? Consequências? Como resolver? EMPRESARIAL | Como administrar a sua empresa? EMPRESARIAL | Qual tipo de empresa escolher: MEI, EI, EIRELI, ou LTDA? TRIBUTÁRIO | A escolha do melhor regime de tributação CONTÁBIL | Obrigações fiscais e contábeis: Conheça as principais EMPRESARIAL | MEI: 4 dicas valiosas para o crescimento do seu negócio CONTÁBIL | MEI: Como funciona a fiscalização do Microempreendedor Individual? CONTÁBIL | MEI: A importância de um contador para seu negocio CONTÁBIL | EIRELI: Conheça as 5 principais vantagens desta categoria CONTÁBIL | Empresário individual x MEI x EIRELI: Conheça as diferenças CONTÁBIL | Obrigações fiscais e contábeis de uma empresa, quais são elas? CONTÁBIL | Compensação Tributária: É possível no regime do Simples Nacional? CONTÁBIL | Contabilidade fiscal: saiba como aplicar em uma empresa CONTÁBIL | Regularização de Empresas: Veja em que situações ela pode estar irregular CONTÁBIL | MEI: Quais são os principais direitos?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2019.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil