Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


CONTÁBIL | A importância da contabilidade como informação gerencial

18/09/2019


Entenda como a contabilidade pode auxiliar em diversas questões gerenciais, e a importância da classificação correta nos trabalhos.

 

A contabilidade tem como principal objetivo fornecer informações contábeis que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais, buscando salvaguardar os ativos da empresa. Essas informações podem ser por meio de Balancetes e Demonstrações Contábeis.

 

Para que essas informações possam efetivamente traduzir o que esteja ocorrendo e servir como informação, há que se atentar a alguns cuidados. O primeiro deles diz respeito à correta classificação do fato contábil na conta adequada, de modo que sirva de informação não só para fins gerenciais, mas também tributários.

 

Podemos tomar como exemplo a rubrica “Despesas de Manutenção”. Se, nessa conta lançarmos todos os tipos de despesas de manutenção, tais como de máquinas, de equipamentos, de prédios, não teremos informação detalhada, pois está tudo misturado numa única conta.

 

Se quisermos saber quanto houve de despesas de manutenção para cada um desses tipos, teremos que analisar “Ficha Razão” e separar o que precisamos.

 

Essa não separação poderá afetar também a apuração tributária. Conforme o tipo de despesa de manutenção, poderá gerar crédito de PIS e COFINS. Poderíamos ter, como exemplo, uma conta sintética do tipo “Despesas de Manutenção” (conta 200) e subcontas: 200.1 (Máquinas), 200.2 (Equipamentos), 200.3 (Prédios). A informação contábil e tributária ficaria melhor.

 

Buscando evitar ou mesmo reduzir situações como essa, é recomendável que as empresas adotem o que se chama de Manual de Contas. Esse manual, na verdade, é um guia de orientação aos usuários, funcionando como ajuda. Ele deverá conter, basicamente, nome da conta, número da conta, função da conta (para que serve), funcionamento da conta (quando é debitada e quando é creditada), natureza do saldo (devedor/credor).

 

Exemplificando, se tivermos a conta “Clientes”, sua função é registrar os direitos decorrentes de vendas de mercadorias a prazo. Seu funcionamento nos mostra que é debitada pelas vendas e creditada pelos recebimentos, e que a natureza de seu saldo é devedora.

 

Também nos deparamos com situações de utilização de vários tipos de despesas numa conta só. Há que separarmos, por exemplo, da conta de energia elétrica, o valor relativo à “taxa de iluminação pública”, abrindo para essa taxa uma conta própria.

 

Cabe ressaltar que as despesas de energia elétrica consumida nos estabelecimentos da pessoa jurídica geram direito a crédito de PIS e COFINS. No entanto, o valor relativo à taxa de iluminação pública não gera.

 

Importa observar que, além de a contabilidade ser informativa, deve também ser referência para as apurações tributárias, bem como servir para apuração de créditos de períodos anteriores não aproveitados.

 

Por fim, podemos dizer que os livros e fichas de escrituração mercantil somente provam a favor do comerciante quando mantidos com observância das formalidades legais (Art. 8º do Decreto-Lei nº 486/69). Soma-se a tudo isso o fato da Escrituração Contábil dever estar lastreada em documentos hábeis e idôneos.

 

Portanto, tanto para fins gerenciais, quanto para fins tributários, a correta alocação dos fatos contábeis nas rubricas da Contabilidade é de suma importância.

 

Podemos, ainda, dizer que, dada sua importância, a Contabilidade assume papel importante na vida das empresas, não só no que se refere a controle, informação, mas, também no que diz respeito a questões de natureza tributária, tais como a Revisão Tributária, o Planejamento Tributário, entre outros.

 

 

 

Fonte: Portal Contábeis



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONTÁBIL | Empresário individual x MEI x EIRELI: Conheça as diferenças CONTÁBIL | Obrigações fiscais e contábeis de uma empresa, quais são elas? CONTÁBIL | Compensação Tributária: É possível no regime do Simples Nacional? CONTÁBIL | Contabilidade fiscal: saiba como aplicar em uma empresa CONTÁBIL | Regularização de Empresas: Veja em que situações ela pode estar irregular CONTÁBIL | MEI: Quais são os principais direitos? EMPRESARIAL | Não deixe que sua empresa vá à falência! CONTÁBIL | Principais serviços contábeis contratados pelas empresas CONTÁBIL | O papel do contador para as micro e pequenas empresas TRABALHISTA | Carteira de Trabalho digital já está disponível ARTIGOS | Sonegação, vale a pena? CONTÁBIL | MEI precisa de alvará? CONTÁBIL | 6 documentos contábeis mais importantes e como otimizar o envio para contabilidade EMPRESARIAL | Conheça dicas que vão te ajudar a abrir seu próprio negócio EMPRESARIAL | O que é o Power BI? Qual a sua finalidade? Quais os setores que poderão ser beneficiados?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2019.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil