Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


CONTÁBIL | Ativo imobilizado, saiba o que é e qual o seu custo contábil

20/02/2020


O ativo imobilizado é composto pelos bens essenciais para uma empresa exercer suas atividades. Trata-se da categoria contábil na qual são lançados os itens que formam o patrimônio material de uma sociedade legalmente constituída.

 

Em outras palavras, tudo o que é utilizado por uma empresa como suporte em suas operações pode ser enquadrado nessa classe de ativos. Por isso, é fundamental conhecer os tipos de bens e de direitos incluídos nessa rubrica para que seus relatórios e informativos contábeis sejam mais bem interpretados.

 

Vamos ver então o que isso tudo significa?

 

Afinal, o que é um ativo imobilizado?

Por definição, um ativo imobilizado é um bem que apresenta baixa liquidez, ou seja, ele não pode ser transformado em receitas em um prazo curto, pelo menos em condições normais.

Vale destacar que, até 2007, ativos intangíveis como direitos de imagem, marcas e patentes entravam na contabilidade como parte do ativo imobilizado. Foi nesse ano que o governo publicou a Lei nº 11.638, na qual o ativo ficou caracterizado apenas pelos bens materiais.

Entre os exemplos mais frequentes que devem ser contabilizados nessa rubrica, temos:

  • imóveis;
  • veículos;
  • máquinas;
  • ferramentas;
  • computadores;
  • equipamentos.

Também é importante destacar o que diz o CPC 27, pelo qual se considera ativo imobilizado todo item tangível que:

É mantido para uso na produção, fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos.

 

 

Quais características devo considerar?

O ativo imobilizado é uma peça chave na contabilidade em função dos impactos que ele exerce sobre o patrimônio da organização em virtude do fator depreciação. Como você deve saber, todo veículo, imóvel ou equipamento tende a perder valor com o tempo. Esse processo, por sua vez, também afeta a empresa, uma vez que, se ela não renova o seu ativo imobilizado, tende a ficar para trás e perder competitividade.

 

Além disso, a depreciação não significa apenas a corrosão do patrimônio. Inevitavelmente, ela faz com que a sociedade tenha que se mobilizar, investindo tempo e recursos na manutenção dos seus bens. Esse movimento impulsiona a empresa a ajustar seu orçamento para acompanhar o ritmo evolutivo do mercado.

 

 

Qual o seu custo contábil?

É importante adequar as finanças de maneira que a desvalorização do patrimônio não afete as rotinas e a parte operacional. Isso torna os profissionais de contabilidade ainda mais importantes, pois eles deverão prever os custos inerentes à deterioração gradual do ativo imobilizado e a sua reposição.

 

 

Por que é importante conhecê-lo bem?

No dia a dia, elementos como o fluxo de caixa e o próprio capital de giro demandam atenção constante em função da maior frequência em seus movimentos. Contudo, acompanhar a evolução do patrimônio material imóvel é tão importante quanto. Como vimos, ele exige investimentos para sua recomposição e, se forem negligenciados por muito tempo, podem se tornar inviáveis ou levar a empresa a se endividar.

Por isso, o ativo imobilizado deve ser controlado muito de perto em virtude da sua importância para as operações e por demandar investimentos mais altos para ser reposto. Cuide dele e dificilmente seu negócio será surpreendido pela concorrência!

 

 

Fonte: Jornal Contabil



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ECONOMIA | Saiba como vai funcionar a ajuda aprovada na Câmara TRABALHISTA | O que muda com a suspensão do recolhimento do FGTS CONTÁBIL | Comportamento do profissional da contabilidade nos estabelecimentos em tempos de COVID-19 TRABALHISTA | FGTS - Caixa Econômica Federal suspende recolhimento do FTGS de março abril e maio CONTÁBIL | A contabilidade no contexto da gestão empresarial face à crise do coronavírus ECONOMIA | PGFN e RFB prorrogam validade das certidões emitidas em decorrência do COVID-19 EMPRESARIAL | Como manter a rotina fiscal eficiente, mesmo em Home Office? EMPRESARIAL | Medidas que podem ser adotadas por empresas em decorrência da pandemia CONTÁBIL | O que é contrato social da empresa? CONTÁBIL | O que é o Cofins e quem deve pagar? TRABALHISTA | Obrigações no eSocial das empresas do Simples Nacional CONTÁBIL | Imposto de Renda 2020: Principais mudanças CONTÁBIL | Apuração das Receitas: Regime de Competência ou Regime de Caixa? CONTÁBIL | Balanço patrimonial e DRE na rotina de empresas CONTÁBIL | Obrigações fiscais das pequenas empresas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2020.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil