Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


CONTÁBIL | Como funciona o processo de encerramento de uma empresa?

12/02/2020


Como fechar uma empresa MEI

O MEI – Microempreendedor Individual é a melhor forma de um pequeno empresário que precisa de poucos recursos, apenas um funcionário e faturamento de até R$ 81 mil para iniciar.

Abrir um é muito rápido e fácil. E encerrar o MEI também segue a mesma linha. Mas, assim como nas demais naturezas jurídicas, deve-se tomar uma série de cuidados para não se esquecer de realizar algum procedimento obrigatório. E, por falar em obrigações, a contratação de uma contabilidade para este fim não é absolutamente necessária e sim desejável para que o MEI tenha tranquilidade.  Fica a cargo do titular buscar esta assessoria ou não.

 

  • Pode dar baixa no MEI com débito?

O artigo 9º da Lei Complementar nº 123 de 14 de Dezembro de 2006, diz que: “O registro dos atos constitutivos, de suas alterações e extinções (baixas), referentes a empresários e pessoas jurídicas em qualquer órgão envolvido no registro empresarial e na abertura da empresa, dos 3 (três) âmbitos de governo, ocorrerá independentemente da regularidade de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas, principais ou acessórias, do empresário, da sociedade, dos sócios, dos administradores ou de empresas de que participem, sem prejuízo das responsabilidades do empresário, dos sócios ou dos administradores por tais obrigações, apuradas antes ou após o ato de extinção.”

É importante ressaltar, que as dívidas ativas serão cobradas pela Receita Federal através do CPF do empreendedor, uma vez que o CNPJ já estará baixado.

 

  • Baixei o MEI. Posso abrir outro?

Sim. Após a encerrar um CNPJ MEI, é possível abrir outro. Reativar o CNPJ já cancelado, não é possível.

 

Como fechar uma empresa Simples Nacional

 

Diferentemente do MEI, que é um regime especial do Simples Nacional, este caso é bem mais complexo.


Primeiramente, se a empresa tiver sócios, é preciso a formalização do distrato social com as assinaturas de todos os sócios. Este documento possui cláusulas relativas ao encerramento da empresa, liquidação de dívidas, responsável legal pelo processamento da liquidação e por guardar os documentos, motivos do encerramento e repartição dos bens. Após 30 dias da sua lavradura, deverá ser solicitado o arquivamento na Junta Comercial.

Após esta fase, deverá ser conferido se não existe pendências de impostos municipais, estaduais e federais. Caso tenha, deverão ser quitados ou negociados.


Deverá ser verificado se há pendências na Previdência Social, mesmo se sua empresa não possuir funcionários.

 


Conseguir todas as certidões negativas (trabalhistas, previdenciárias, tributos e da Dívida Ativa).


Formalizar o processo na Junta Comercial.

 

  • O que significa dar baixa na empresa?

Depois de todo processo citado acima, o encerramento definitivo se dá com a baixa. Neste passo, deverá utilizar o Coleta Online da Receita Federal. Ele gera solicitação de cancelamento do CNPJ e o Documento Básico de Entrada (DBE), que deverá ser assinado e entregue no local indicado pelo sistema.

 

A baixa do CNPJ de empresa inativa também poderá ser feita diretamente pela Junta Comercial, no momento do registro da extinção da empresa, se o órgão for conveniado à Receita Federal.

 
 
 
Fonte: Jornal Contabil 

 



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ECONOMIA | Auxílio emergencial de R$ 600 para autônomos desempregados e MEI é aprovado EMPRESARIAL | Como a contabilidade pode auxiliar na gestão empresarial ECONOMIA | Saiba como vai funcionar a ajuda aprovada na Câmara TRABALHISTA | O que muda com a suspensão do recolhimento do FGTS CONTÁBIL | Comportamento do profissional da contabilidade nos estabelecimentos em tempos de COVID-19 TRABALHISTA | FGTS - Caixa Econômica Federal suspende recolhimento do FTGS de março abril e maio CONTÁBIL | A contabilidade no contexto da gestão empresarial face à crise do coronavírus ECONOMIA | PGFN e RFB prorrogam validade das certidões emitidas em decorrência do COVID-19 EMPRESARIAL | Como manter a rotina fiscal eficiente, mesmo em Home Office? EMPRESARIAL | Medidas que podem ser adotadas por empresas em decorrência da pandemia CONTÁBIL | O que é contrato social da empresa? CONTÁBIL | O que é o Cofins e quem deve pagar? TRABALHISTA | Obrigações no eSocial das empresas do Simples Nacional CONTÁBIL | Imposto de Renda 2020: Principais mudanças CONTÁBIL | Apuração das Receitas: Regime de Competência ou Regime de Caixa?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2020.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil