Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


CONTÁBIL | Qual a importância do fechamento anual?

11/12/2019


O fim de ano para os empreendedores é um tanto quanto movimentado. Existem diversos processos característicos dessa época do ano e que precisam ser feitos, sendo os principais deles em relação às obrigatoriedades fiscais. 

 

Um dos processos que mais geram preocupação nos empreendedores é o fechamento anual da contabilidade do negócio. 

 

Para te deixar mais tranquilo com relação a esse fechamento, fizemos esse post com o objetivo de te deixar expert no assunto. 

 

 

Fechamento contábil

No decorrer do ano, em uma empresa, são feitos diversos relatórios de fechamento que envolvem o financeiro, estoque, vendas, entre outros. Esses relatórios têm como objetivo demonstrar os resultados do negócio em cada mês.

Eles são utilizados como base para fazer o fechamento contábil anual. Este representa o registro das movimentações da empresa, levando em consideração os os balanços de todas as transações e movimentações que foram feitas durante o ano.

O fechamento anual é considerado um dos mais importantes, pois serve para retratar a situação e a saúde financeira e econômica da organização.  

Há ainda quem confunda fechamentos mensais e anuais, mas apesar de ambos serem muitos semelhantes, seus objetivos e o modo como são feitos não são iguais. Veja abaixo:

Fechamento mensal x fechamento anual

É normal acreditar que tenha alguma semelhança entre esses dois tipos de fechamentos, mas o próprio nome já propõe uma distinção de períodos que fazem toda a diferença nesse procedimento.

 
 

O fechamento mensal acontece, assim como o nome sugere, a cada mês. Ele tem como objetivo identificar necessidades de execução e estabelecer estratégias para o desenvolvimento da empresa.

Já o fechamento anual é um balanço de tudo o que passou na empresa no decorrer do ano, mês a mês, mostrando a situação econômica e financeira da empresa.

 

Qual a importância do fechamento anual? 

Quando o empreendedor realiza o fechamento anual da empresa de uma forma efetiva, ele garante dados confiáveis para ter uma análise da companhia. 

Os relatórios sempre apontam com precisão se a empresa está obtendo lucro e mostra com clareza os números que comprovam o resultado do negócio, seja ele positivo ou negativo.

Essas informações que os relatórios fornecem servem para que os empreendedores possam, a partir da análise, tomar decisões e fazer planejamento estratégicos para a empresa. 

 

 

É preciso fazer o fechamento todos os anos?

No que diz respeito à legislação, sim. Existem demonstrativos que devem ser apresentados todos os anos e entre eles estão: Balanço Patrimonial, a DRE, o SPED contábil etc.

 

Além disso, o fechamento contribui também diretamente para o gerenciamento do negócio.

 

 

Garanta a exatidão na escrituração contábil

Durante esse fechamento é necessário ter uma atenção redobrada e existem alguns passos que ajudam a garantir a exatidão na escrituração. São eles: 

  • levantar o balancete de verificação e conferir se a soma dos valores debitados é igual à soma dos valores creditados;
  • conferir possíveis contas com saldos “virados” — por natureza, as contas de Ativos e Despesas devem ter saldos devedores e, as contas de Passivos e Receitas, saldos credores;
  • observar o prazo de realização dos saldos e checar se eles estão devidamente classificados entre contas de curto e longo prazo;
  • observar as disposições da lei tributária, ou da legislação especial, e analisar se não há impacto a ser refletido nos registros já realizados.

Lembre-se que o acompanhamento mensal é o que dará as informações confiáveis para a elaboração do fechamento anual.

Por isso, é importante garantir que mês a mês os dados sejam muito precisos para não ter problemas no fim do ano.

Existem outros pontos que também são muito relevantes para considerar no fechamento anual da empresa, veja abaixo: 

  • Conciliações dos saldos
  • Ajustes e reclassificações patrimoniais
  • Inventário de estoques
  • Empréstimos
  • Obrigações tributárias
  • Folha de pagamento

 

Ferramentas que auxiliam no controle das informações

Para realizar o fechamento mensal e anual é preciso sempre manter as informações organizadas, pensando na exatidão dos dados.

 

 

Conclusão

Como vimos, o fechamento anual é de extrema importância para a empresa, pois é a partir dos dados levantados nesse relatório que é possível saber como anda a economia da empresa.

Mas lembre-se de manter os relatórios mensais em dia, para que possa mensurar as informações corretamente no fechamento anual.

 

 

Fonte: VHSYS



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRABALHISTA | Conheça as principais obrigações trabalhistas de 2020 CONTÁBIL | RAIS 2020: Atenção aos prazos de entrega pelo eSocial CONTÁBIL | Obrigações contábeis de uma empresa inativa CONTÁBIL | CSLL: Saiba como funciona a Contribuição Social Sobre Lucro Líquido TRABALHISTA | CLT: É permitido ter mais de um emprego ao mesmo tempo? EMPRESARIAL | Business Intelligence para contabilidade: Resultados mais eficientes TRABALHISTA | CAGED agora é eSocial: Mudanças para 2020 CONTÁBIL | Obrigatoriedade da Escrituração Fiscal para empresas do Simples Nacional CONTÁBIL | SPED Fiscal: O que é e para que serve CONTÁBIL | DCTF e DCTFWeb: Quais as diferenças entre as obrigações? TRIBUTÁRIO | MEIs já podem enviar certidão anual do Simples Nacional CONTÁBIL | SPED 2020: Novo leiaute para a EFD-ICMS/IPI CONTÁBIL | MEI que deixar de fazer a declaração anual de 2020 será penalizado TRABALHISTA | Simplificação: eSocial substitui informações para RAIS e CAGED CONTÁBIL | O que fazer durante a regularização de uma empresa do Simples Nacional

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2020.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil