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ECONOMIA | Como resolver os problemas de inadimplência na minha empresa?

27/12/2019


O número no aumento de inadimplentes no mercado cresceu muito nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pelo Serasa apontou que em março de 2019 já somavam-se 63 milhões de devedores.

Com esse alto número, é praticamente impossível que as empresas consigam escapar da inadimplência da população. Sem distinção, essa inadimplência atinge todos os tipos de organizações independente do porte.

Em casos extremos, a recorrência de atrasos e não pagamentos podem fazer a empresa fechar as portas. Assim, é sempre muito importante driblar essas situações, antecedendo a inadimplência. 

Confira 8 dicas que podem te ajudar a diminuir os casos de inadimplência na sua empresa.

 

Como reduzir a inadimplência de clientes?

Toda forma de oferta de crédito ao cliente deve ser previamente planejada e estudada, identificando os possíveis impactos que a inadimplência pode causar aos caixas das empresas.

Hoje, muitas empresas ainda oferecem crediário próprio e opção de pagamento com boleto e cheque.

Essa escolha realmente pode atrair mais clientes que enxergam na empresa a oportunidade facilitada de aquisição de produto ou serviço.

Entretanto, agradar o consumidor pode ser fatal para as finanças futuras da empresa. Por isso, um dos primeiros passos para evitar a inadimplência de clientes está na prevenção.

 

 

1 – Informação e histórico do cliente são importantes

Sempre que um cliente demonstrar interesse na aquisição de um produto ou serviço da sua empresa é imprescindível coletar ao menos os dados básicos dessa pessoa, ou seja, documentos e números para contato.

Em alguns casos também é preciso consultar o histórico de compras e pagamento do cliente antes da concessão do crédito, principalmente quando envolve um preço relativamente alto. 

Atualmente, as formas mais práticas e seguras de realizar essa consulta de histórico dos clientes é o SPC e Serasa. Com as informações fornecidas por essas entidades fica mais fácil reconhecer os bons pagadores. 

 

 

2 – Pagamentos à vista são a melhor opção

O recebimento à vista é a melhor maneira de evitar a inadimplência de clientes. Por isso, considere ofertar benefícios aos clientes que efetuarem o pagamento à vista, seja descontos em planos anuais ou produtos, por exemplo.

 

Vale lembrar que o pagamento à vista não precisa ser feito somente em dinheiro, cartões de débito e crédito também possibilitam o cliente pagar à vista. Assim, você oferece ainda mais meios de pagamento para o seu público.

 

 

3 – Nunca venda sem nota fiscal e formalização de venda

A venda de mercadorias sem nota fiscal é uma prática ilegal, mas que infelizmente ainda acontece. 

Quando um comerciante vende algo sem fazer a emissão de nota fiscal, ele corre um grande risco no futuro nos casos de inadimplência, pois a empresa pode ficar desamparada pela lei para questões judiciais perante ao cliente.

Dependendo do ramo da empresa, é possível também elaborar um contrato para o cliente, pensando em garantir mais segurança para ambas as partes.

 

 

4 – Esteja aberto a negociações

Por mais que sejam feita inúmeras tentativas de não ser pego pela inadimplência, uma hora acontece. E nessa hora, é crucial que você saiba negociar com o cliente. 

Ao fazer a cobrança, a empresa deve se mostrar compreensível e, acima de tudo, estar disposta a facilitar a negociação da dívida existente. Entre as opções a serem ofertadas está o desconto para pagamentos a vista e, ainda, o próprio parcelamento.

 

 

5 – Fique atento a data de pagamento

Se o seu empreendimento trabalha diretamente com pessoa física, você precisa estar sempre atento às datas de vencimento do pagamento dos produtos e serviços. 

Geralmente, seus clientes recebem o pagamento até o 5º dia últi. Dessa forma, o mais apropriado é escolher a data de vencimento para antes do dia 10, aumentando as chances de recebimento.

 

 

6 – Mantenha um bom relacionamento com o cliente

Talvez a melhor forma de reduzir a inadimplência esteja na construção de uma relacionamento com o cliente. Além de atraí-lo, tente também fidelizá-lo a sua marca.

Clientes seguidores de marca e que confiam no produto ou serviço são mais propensos a nunca atrasar um pagamento.

 

 

7 – Automatize sua cobrança

Se o empreendimento possui uma carteira de clientes muito extensa, fica cada vez mais difícil realizar o controle desses pagamentos de forma manual. Dessa forma, o mais adequado é optar pela automação da cobrança.

 

 

8 – Use um sistema de gestão para empresas

Essa é a melhor forma de automação do processo de cobrança. 

Um sistema de gestão pode ser o grande aliado na organização financeira da empresa.

Isso inclui o cadastro de clientes e as informações sobre seus históricos de pagamento.

Além disso, o sistema de gestão para empresas também ajuda na organização de contas a pagar e a receber, bem como a possibilidade de emissão de boleto e comunicação com o cliente.

Seguindo essas dicas você certamente conseguirá reduzir o número de clientes inadimplentes da sua empresa.

 

 

Fonte: VHSYS



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