Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


ECONOMIA | PME: Como criar uma estratégia para eliminar as contas atrasadas?

17/02/2020


Um dos problemas mais comuns de toda empresa é conseguir controlar seu orçamento mensal. Para que essa tarefa seja feita com eficiência, é preciso contar com um planejamento adequado, focado em eliminar as contas atrasadas e evitar impactos negativos na sua PME.

Quando há um descasamento do fluxo de caixa — ou seja, quando você recebe no dia 15, mas precisa pagar os fornecedores no dia 10, por exemplo —, a saúde financeira da sua empresa fica comprometida. Nesse cenário, o orçamento bem executado é uma obrigação, mas pode ser difícil saber como colocá-lo em prática.

Para ajudar você a ter sucesso nessa estratégia, mostraremos a seguir o conceito de orçamento por mês, como as contas atrasadas o impactam, de que forma organizá-las e como criar uma estratégia para eliminá-las. Vamos começar?

 

O que é o orçamento mensal?

gestão orçamentária mensal é um dos aspectos mais importantes para as empresas e define a quantia que deve ser desembolsada nesse período para o pagamento de contas, compra de itens necessários ao funcionamento do negócio, etc.

No entanto, o orçamento também contempla a projeção de recebimentos — por isso, sua prática deve ser adotada independentemente do porte da empresa. Portanto, a diferença entre o que entrará e sairá deve se manter positiva.

Também é a prática do orçamento que eliminará as contas atrasadas. A relação é simples: quando você tem dinheiro guardado para honrar os compromissos assumidos, conseguirá pagá-los, mesmo que algum cliente fique inadimplente. Desse modo, atinge-se o equilíbrio financeiro, desejo de todos os empreendedores.

A melhor forma de realizar o controle financeiro da sua empresa é manter todas as contas lançadas em um sistema. Desta forma, você saberá exatamente quanto de dinheiro vai entrar e quanto vai sair. Esse controle ajuda você a se organizar com antecedência para o pagamento das contas do mês.

Relatório de saldos por período

Com isso, sua vantagem competitiva é reduzida, já que fica mais difícil inovar e investir para atrair mais clientes. Além disso, a imagem da sua empresa fica manchada perante o mercado, o que torna complicado obter empréstimos e financiamentos no futuro, bem como encontrar fornecedores que aceitem pagamentos a prazo.

 

Como organizar as contas atrasadas?

A principal recomendação, nesse caso, é fazer um bom controle de caixa, que seja eficiente, rápido e automatizado. Deixe as planilhas de lado e adote um sistema voltado para PMEs que permite visualizar as informações individualmente e de forma agrupada.

Perceba que o fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para a gestão financeira, porque acompanha toda a movimentação de recursos. Quando bem elaborado, facilita a projeção do valor que você receberá e deverá pagar no mês. Isso leva a um planejamento mais eficiente das atividades e uma definição mais clara das metas a serem alcançadas.

 

Fluxo de caixa

 

Também é importante ter um cuidado com a organização física dos documentos. Separe pastas e arquivos por fornecedor ou data, para ter uma visualização mais clara. Essa questão pode ser complementada com a geração de relatórios, que pode ser feita pelo sistema de gestão financeira.

Por fim, o software utilizado deve contar com lembretes diários de pagamentos e recebimentos, que facilitam a verificação de um possível descasamento de caixa.

Como criar uma estratégia para eliminar as contas atrasadas?

O primeiro passo é anotar toda a movimentação financeira do seu negócio. Essa questão pode ser monitorada pelo fluxo de caixa, que indicará como estão as entradas e saídas de recursos.

 

No entanto, se você já tem contas atrasadas e precisa minimizar o impacto no orçamento da sua empresa, o ideal é cortar os supérfluos para aumentar a margem de lucro. Com o dinheiro que sobra, é possível quitar o que está pendente e/ou reduzir os juros.

 

 

Fonte: FLUA



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONTÁBIL | Imposto de Renda poderá ser atribuição exclusiva de contador registrado TRABALHISTA | Redução e suspensão de trabalho impactam férias e 13° salário TRIBUTÁRIO | Entenda o é Regime Tributário e quais são eles CONTÁBIL | A contabilidade é essencial para a sobrevivência das empresas TRABALHISTA | PIS/Pasep: Abono começa a ser pago hoje, veja quem recebe TRABALHISTA | Rescisão contratual e os acordos trabalhistas EMPRESARIAL | DASN-SIMEI: Declaração deve ser entregue nesta terça; TRABALHISTA | Caixa inicia hoje o pagamento do Saque Emergencial do FGTS TRABALHISTA | Contratação e integração: Entenda os desafios do recrutamento à distância TRABALHISTA | Seguro-desemprego: 351 mil pessoas solicitaram o benefício neste mês CONTÁBIL | Quais são os impostos para cada tipo de empresa? TRABALHISTA | Saiba quais os direitos de quem está trabalhando home office TRIBUTÁRIO | Obrigação acessória e-Financeira: Entenda a importância SOCIETÁRIO | Contrato Social: Como e quando é preciso alterar? CONTÁBIL | Contador Consultor: Veja as vantagens de se trabalhar com um

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2020.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil