Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


EMPRESARIAL | 5 coisas que você precisa saber sobre a DAS, a contribuição mensal dos MEI

07/08/2019


O MEI é uma das formas mais eficientes encontradas pelo governo para diminuir a burocracia para os microempreendedores individuais. Todos os tributos são reduzidos a uma única contribuição mensal do MEI, a chamada DAS. Você já sabe tudo sobre ela?

É importante compreender bem como funciona esse mecanismo. O não pagamento desse tributo pode tornar a sua empresa irregular e implicar em multas por atraso ou até mesmo no cancelamento do seu CNPJ. Nesse artigo, listamos cinco coisas que você precisa saber relacionadas à contribuição mensal DAS:

 

1. Existem três formas de pagamento

Não há desculpas para não pagar a sua DAS todos os meses. O sistema da Receita Federal aceita três formas de pagamento e você pode escolher aquela que lhe parecer mais conveniente: pagamento online no banco do qual você é correntista; boleto bancário, que pode ser pago até mesmo nas loterias; ou débito automático.

Importante: aqueles que recebem algum benefício previdenciário não têm acesso à função de débito automático. Se você atrasou o pagamento, acesse o Portal do Empreendedor e na aba “Boleto de Pagamento” escolha a opção “Pague a sua contribuição mensal”.

 

 

2. É possível pedir restituição de valor pago indevidamente

Vamos supor que você tenha pago o mesmo boleto duas vezes ou, ainda, que você tenha pago um valor a mais. É possível pedir restituição dos valores pagos indevidamente. Para fazer isso, basta acessar o Portal do Simples Nacional e clicar na opção correspondente. Tudo é feito online e depois da avaliação do seu caso os valores são creditados na sua conta.

Importante: aqueles que receberam salário-maternidade, auxílio-doença ou auxílio-reclusão têm direito a restituição em alguns meses. Se for esse o seu caso, acesse o link do Portal do Simples Nacional acima para descobrir quais parcelas pagas se enquadram na restituição.

 

 

3. É possível parcelar débitos em atraso

Deixou de lado a sua empresa e agora quer voltar, mas encontrou pela frente muitas dívidas acumuladas? Não tem problema. A Receita Federal permite o parcelamento de débitos em atraso. Você pode solicitar o seu online, diretamente no Portal do Simples Nacional.

O valor mínimo da parcela é de R$ 50 e pelo menos 5% do valor total deve ser quitado de entrada. Ainda segundo a Receita Federal, é possível parcelar o valor devido em até 175 vezes, desde que as condições citadas anteriormente sejam respeitadas.

 

 

4. Você precisa fazer uma Declaração Anual de Faturamento

A Declaração Anual do Microempreendedor Individual é um momento de prestação de contas dos contribuintes à Receita Federal. Assim como as pessoas físicas precisam declarar o Imposto de Renda, as pessoas jurídicas inscritas sob uma empresa do tipo MEI precisam anualmente declarar qual foi o seu faturamento.

Todo o procedimento é feito via internet, por intermédio do Portal do Empreendedor. Essa é a mesma página na qual você emite as guias para recolhimento mensal. Portanto, trata-se de um ambiente com o qual provavelmente você já está identificado.

 

 

5. MEI tem direito à licença-maternidade

Todos os trabalhadores optantes pelo MEI têm direito à cobertura previdenciária completa, assim como os empregados. No caso das mulheres, um benefício importante que a legislação concede é o da licença maternidade – um salário a ser pago em casos de gravidez ou de adoção.

A lei prevê o depósito de um valor durante o período de 120 dias pelo INSS. Porém, existem algumas regras a serem observadas. A principal delas é que, no momento do nascimento ou da adoção da criança, a microempreendedora tenha um tempo mínimo de 10 meses de contribuição.

Durante o período em que você estiver recebendo o benefício, o pagamento mensal do DAS-MEI não é suspenso, ou seja, é preciso continuar recolhendo os valores todos os meses. Contudo, a partir do momento que você informa que está usufruindo de um benefício, o INSS emite uma guia na qual são cobrados apenas os impostos devidos e não a contribuição previdenciária como um todo.

 

 

Fonte: Sage

 



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EMPRESARIAL | MEIs: 59% dos microempreendedores não pagaram o DAS CONTÁBIL | Entenda como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa CONTÁBIL | Coronavírus e a reestruturação financeira, tributária e trabalhista TRABALHISTA | MP 936: Acordos de redução salarial podem ser prorrogados TRIBITÁRIO| Proposta cria programa de recuperação fiscal devido aos impactos da Covid-19 TRIBUTÁRIO| MEDIDA PROVISÓRIA PRORROGA SUSPENSÃO DE TRIBUTOS PARA EMPRESAS EXPORTADORAS CONTÁBIL | MEI: Como ficam os prazos para DAS e Declaração Anual? EMPRESARIAL | Preciso de uma consultoria empresarial? CONTÁBIL | Veja como a contabilidade é eficiente na captação de recursos para uma empresa CONTÁBIL | A importância da gestão contábil para a empresa CONTÁBIL | IOF: Alíquotas sobre operações de créditos foram zeradas SOCIETÁRIO | Legalização de empresa: Como funciona e porque legalizar TRABALHISTA | BEm: Trabalhador com salário reduzido começa a receber benefício em maio TRABALHISTA | Contribuições Previdenciárias: Como ficam os recolhimentos na crise? EMPRESARIAL | Número de empresas com home office deve crescer 30% após pandemia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2020.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil