Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


EMPRESARIAL | A LUTA DOS EMPREENDEDORES NO ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS

19/08/2020


Os empreendedores brasileiros, tem enfrentado uma luta para manter os negócios em meio à pandemia do novo coronavírus. A batalha é árdua em todos os setores. No caso do franchising, não é diferente. O setor vem enfrentando uma fase difícil, porém, estudos feitos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a AGP Pesquisas indicam que a queda no faturamento vem desacelerando, vislumbrando tempos melhores.

Enquanto em abril a redução média da receita foi de 48,2%, em maio baixou para 41% e em junho desacelerou ainda mais, para 30,1%. Contudo, apesar da inevitável diminuição da receita, de acordo com a consulta, o franchising registrou apenas 0,9% de fechamento definitivo das unidades, um índice baixo se comparado ao dos negócios independentes. Para além da frieza dos números, esse dado revela o enorme esforço de franqueadores e franqueados para manter os negócios ativos e, consequentemente, os empregos.

Algo que considero importante destacar é que em momentos de crise como esse que vivemos, se as dificuldades aumentam, as virtudes do sistema de franquias ficam ainda mais evidenciadas. Contar com a orientação do franqueador, com sua experiência empresarial em períodos como esse, é um diferencial importante para o franqueado.

Uma outra vantagem do sistema é a capacidade das redes em negociar com fornecedores e locatários. Diante da pandemia, muitas delas se reuniram e negociaram em bloco com fornecedores gerais e com proprietários dos imóveis locados, a exemplo das administradoras de shopping centers.

Outro ponto a destacar no franchising em meio à crise da Covid-19 foi sua rápida capacidade de desenvolver ofertas mais adequadas para a situação atual. Diversas marcas lançaram mão de novos produtos, serviços e soluções para as pessoas que estão permanecendo mais tempo em casa, tais como cursos online, pratos pré-cozidos congelados das redes de alimentação vendidos em supermercados e marketplaces, entre outros exemplos.

Os franqueados, diferentemente dos empreendedores independentes de uma forma geral, também se beneficiaram do fato de integrarem redes digitalizadas. Ao operar no e-commerce, delivery, pelas redes sociais, através de marketplaces, por exemplo, os franqueados puderam fazê-lo conjuntamente, trocando experiências com a rede.

A urgência em obter crédito fez com que diversos franqueadores, desde o início da pandemia, dispensassem um enorme esforço para intermediar o acesso a linhas de financiamento aos seus franqueados junto às instituições financeiras, e algumas redes foram a primeira fonte de crédito para os seus franqueados.

Como exemplo, na consulta mensal ABF/AGP de abril, 51% das redes pesquisadas afirmaram dar apoio aos seus franqueados para obterem crédito. Nesse sentido, as redes associadas à ABF e seus franqueados estão sendo beneficiadas pela parceria firmada entre a entidade e a Caixa Econômica Federal, que oferece duas linhas especiais de crédito, com uma esteira de serviços diferenciada.

O suporte oferecido pelas empresas franqueadoras é uma outra virtude ainda mais evidenciada nesta pandemia. Creio que jamais as redes deram tanto suporte aos seus franqueados como agora. Nessa mesma consulta de abril, 22% das redes afirmaram já praticar as reuniões online antes da pandemia e 73% vão mantê-las após a Covid-19. São inúmeros treinamentos virtuais, lives exclusivas com preciosas orientações das franqueadoras para impulsionar as vendas online, tratar de questões jurídicas, comerciais, financeiras, enfim, tudo o que envolva a gestão da operação para atravessar esse mar turbulento.



Esse suporte também foi dado aos franqueados nas ações digitais para atrair os consumidores. As franqueadoras intensificaram a comunicação digital para alavancar as vendas on-line dos seus franqueados. Ao contar com as práticas, orientações e plataformas das franqueadoras, eles estão enfrentando em melhores condições esse período desafiador.

Com essas ações, as bases para que o setor de franquias retome o faturamento estão lançadas, claro que demandando ainda muito trabalho e esforço conjunto de todos, franqueadores e franqueados.

Assim como nós, empreendedores, precisamos continuar trabalhando intensamente para mantermos nossos negócios ativos durante e após a pandemia, necessitamos também que o governo continue atuando para melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Entre as medidas, a retomada da agenda de reformas, que está sendo feita pela tributária, ganhou ainda mais urgência com a pandemia. É preciso que esta e outras medidas sejam de fato implementadas para que o País possa vislumbrar a retomada real do desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Seguimos na luta e eu, otimista que sou, continuo acreditando que crises também geram oportunidades e que sairemos mais fortes, mais eficientes e mais solidários dessa pandemia.

 

Fonte: Pequnas Empresas Grandes Negócios 



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRABALHISTA | 13º salário: Ministério da economia se pronuncia sobre cálculo CONTÁBIL | Saiba quais empresas são obrigadas a elaborar a DRE EMPRESARIAL | Empresa Irregular: Saiba como evitar penalidades e complicações com o Fisco CONTÁBIL | Quais empresas devem ter Inscrição Estadual (IE)? TRIBUTÁRIO | DeSTDA: Entenda quem deve entregar a obrigação acessória CONTÁBIL | Veja quais situações podem deixar sua empresa irregular EMPRESARIAL | MEI: Boletos já virão com valores em dobro a partir de outubro EMPRESARIAL | Como será o funcionamento do PIX para MEI TRIBUTÁRIO | Qual a diferença entre impostos federais, estaduais e municipais? CONTÁBIL | Recursos da contabilidade para as empresas do Simples Nacional EMPRESARIAL | MEI: Está com a DAS em atraso? Saiba como regularizar seus débitos CONTÁBIL | Três principais pilares do desenvolvimento no setor contábil CONTÁBIL | O que faz um contador consultor ? EMPRESARIAL | Sistema PIX e a contabilidade: Qual a relação? EMPRESARIAL | MEI: Principais situações que podem te excluir categoria

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2020.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil