Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


EMPRESARIAL | Business Intelligence: o que é e como fazer análise de dados de inteligência empresarial?

10/12/2019


Por muito tempo, as empresas tomaram decisões importantes baseadas apenas na intuição de seus líderes, o que tinha como guia suas experiências passadas e conhecimento do mercado.

 

Apesar de impérios terem sido construídos assim, o avanço da tecnologia e os resultados que isso trouxe (aumento da competitividade, surgimento de novos mercados, etc.) tornou o cenário de negócios muito mais competitivo.

 

Assim, se fazia necessário encontrar uma forma mais inteligente e consistente de tomar decisões, uma que não dependesse tanto da capacidade dedutiva de gestores e diretores executivos para funcionar de forma sistemática e escalável.

 

Entendendo-se que boas escolhas dependem das informações certas, surgiu uma série de conceitos que permitem coletar, gerenciar e distribuir os dados de uma empresa para transformá-los em insights.

 

Esses conceitos formam o que conhecemos hoje como Business Intelligence. Entenda melhor do que se trata e como usar na sua empresa para torná-la mais eficiente.

 

 

 

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é usar da coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento para tomar melhores decisões e saber se os investimentos feitos estão trazendo bons resultados.

 

Como a explicação acima deixa claro, BI não é uma ferramenta, como muitos pensam. Apesar de depender de softwares robustos para entregar todo o valor que se espera, o Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) vai muito além disso.

 

Os líderes e gestores devem ter em mente que BI é um conjunto de processos que tem por objetivo entregar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.

 

É um encaixe perfeito, e que exige grande alinhamento entre três pilares:

  • coleta de dados: tudo o que acontece no negócio é analisado para determinar aspectos-chave, como produtividade, aproveitamento de oportunidades, gargalos, reputação no mercado, etc.;
  • organização e análise: todos os dados captados em cada ação da empresa são organizados em um banco de dados e apresentados de forma visual, para facilitar a análise dos tomadores de decisão;
  • ação e monitoramento: os responsáveis tomam decisões com base nas informações analisadas, e monitoram seus resultados para ver se estão sendo bem-sucedidos.

 

 

 

Quais os benefícios do Business Intelligence?

Gestão eficiente de informações

Se existe algo que uma empresa não deve ter problema hoje em dia é em gerar dados e informações sobre seus processos. É fácil aplicar métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) em qualquer aspecto do negócio.

O problema mesmo está em gerenciar todas as informações e organizá-las para que sejam fonte de esclarecimento, não de confusão ou frustração.

Por meio do sistema de BI, todos os dados relevantes aparecem em dashboards que facilitam a tomada de decisões em todos os níveis organizacionais.

 

Otimização de processos

Por conta da ação rápida em cima dos dados encontrados, as empresas que usam o Business Intelligence conseguem otimizar processos de maneira muito mais rápida e direta em comparação com as que não o utilizam.

E os processos de uma empresa fazem grande diferença nos resultados, seja em termos de qualidade dos produtos, vendas e retenção de clientes, satisfação dos colaboradores, etc.

 

Reconhecimento de falhas

Se você não encontra falhas em nenhum processo ou abordagem, provavelmente é porque está falhando justamente em procurá-las.

Não existe empresa perfeita, e é fundamental procurar onde estão os gargalos para impedir que se tornem problemas graves, que ameacem o futuro do negócio.

Alguns problemas, inclusive, não afetam a empresa financeiramente de modo imediato, mas podem minar a moral dos colaboradores e prejudicar o desempenho futuro.

Por meio do BI, é possível encontrar todos esses pontos de ruptura da estrutura organizacional e tomar medidas práticas para resolvê-los o quanto antes.

 

Identificação de oportunidades

O mesmo princípio citado com respeito ao reconhecimento de falhas se aplica à identificação de oportunidades.

A inovação é o motor de empresas que resistem à prova do tempo, e isso só acontece quando os líderes são capazes de identificar oportunidades e persegui-las antes que outros o façam.

Com os insights poderosos que o Business Intelligence oferece, fica mais fácil encontrar as brechas e oceanos azuis do mercado para se concentrar neles.

 

Prevenção e gestão de riscos

Riscos fazem parte de qualquer empreendimento, mas também é importante trabalhar para que eles sejam mantidos sob controle (e evitados, sempre que possível).

Em muitos casos, você não vai usar o BI para solucionar problemas ou aumentar as vendas, mas para tomar ações preventivas, que minimizem ou eliminem riscos futuros.

 

Reconhecimento do mercado

Ninguém continua no mercado sem conhecer bem quem são os players atuais, as ameaças em potencial, as tendências que estão surgindo, quem são os consumidores e como seus hábitos de compra evoluem com o tempo.

Ao avaliar dados cruzados entre diversas fontes, o Business Intelligence fornece um panorama completo, uma visão de 360° do mercado, que lhe dará total condição saber contra quem está competindo e como fazer isso.

 

Como aplicar BI na minha empresa?

A aplicação do Business Intelligence exige mais do que escolher uma boa ferramenta, e certamente não pode ser limitada a um cargo ou função específica.

 

Profissionais de vários setores da empresa devem ser encorajados a usar os dados como base de suas decisões. Mas, acima de tudo, é crucial lembrá-los de que isso não se resume a enxergar informações óbvias nos dashboards.

 

É preciso ser curioso, buscar a fundo e encontrar as melhores soluções por observar também os dados que não estão na superfície.

 

Com todos envolvidos, usando o BI como forma de garimpo, e não apenas de consulta, a empresa terá uma estratégia de Business Intelligence que funciona.

 

 

 

Fonte: Rock Convert



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRABALHISTA | Conheça as principais obrigações trabalhistas de 2020 CONTÁBIL | RAIS 2020: Atenção aos prazos de entrega pelo eSocial CONTÁBIL | Obrigações contábeis de uma empresa inativa CONTÁBIL | CSLL: Saiba como funciona a Contribuição Social Sobre Lucro Líquido TRABALHISTA | CLT: É permitido ter mais de um emprego ao mesmo tempo? EMPRESARIAL | Business Intelligence para contabilidade: Resultados mais eficientes TRABALHISTA | CAGED agora é eSocial: Mudanças para 2020 CONTÁBIL | Obrigatoriedade da Escrituração Fiscal para empresas do Simples Nacional CONTÁBIL | SPED Fiscal: O que é e para que serve CONTÁBIL | DCTF e DCTFWeb: Quais as diferenças entre as obrigações? TRIBUTÁRIO | MEIs já podem enviar certidão anual do Simples Nacional CONTÁBIL | SPED 2020: Novo leiaute para a EFD-ICMS/IPI CONTÁBIL | MEI que deixar de fazer a declaração anual de 2020 será penalizado TRABALHISTA | Simplificação: eSocial substitui informações para RAIS e CAGED CONTÁBIL | O que fazer durante a regularização de uma empresa do Simples Nacional

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2020.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil