Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


TRABALHISTA | FGTS Inativo”2019: entenda como é possível recebê-lo na Caixa

29/04/2019


O trabalhador, portanto, que está desde o dia 1º de janeiro sem trabalhar de carteira assinada, poderá requerer esse saldo como seu direito. Saiba mais detalhes na sequência da matéria.

 

Os saques do FGTS inativo

O trabalhador que permanecer fora do regime do FGTS por 3 anos ininterruptos, poderá realizar o saque do saldo do fundo de garantia inativo. Isso será possível a partir do primeiro dia do mês de seu aniversário.

 

Portanto, contando a partir de primeiro de janeiro de 2016, se os valores contidos na conta FGTS do empregado não foram sacados, o trabalhador deve conferir junto à Caixa, se existe saldo inativo para receber.

 

Fundo de Garantia já pode ser sacado pelo trabalhador que pedir demissão? Entenda

Com efeito, os valores da conta vinculada continuam a ser reajustados normalmente durante os anos. Na média de 3% ao ano mais a TR (taxa referencial), índice oficial do governo.

 

Como sacar os valores do FGTS inativo na modalidade

Para sacar, portanto, o saldo do Fundo de Garantia, o trabalhador deve estar munido com documentos comprobatórios tais como: a carteira de trabalho, CPF, PIS-Pasep e do cartão cidadão (caso o tenha), além da cópia da Rescisão do Contrato de Trabalho.

 

O trabalhador irá preencher um formulário próprio se comparecer à uma agência da Caixa. Já pela internet, se desejar, poderá cadastrar uma senha, que lhe será muito útil para navegar no site da instituição.

 

Também será importante ficar atento aos dois critérios já informados. Ou seja, três anos sem movimentação da conta do Fundo de Garantia, desde 01 de janeiro de 2016, e, claro, à sua data de aniversário.

 

Em síntese:

Digamos que o empregado desde o dia primeiro de janeiro de 2016 não recebe depósitos na conta vinculada do FGTS. Contudo, faz aniversário no mês de julho. Desse modo, só poderá requerer o recebimento do saldo restante junto à Caixa, a partir de 01 de julho de 2019.

 

Será possível fazer a conferência do enquadramento, e, assim, conseguir mais informações para sacar o FGTS inativo, diretamente pelo site da Caixa.

 

Ademais o trabalhador poderá acessar o aplicativo da Caixa para verificação da existência do saldo na sua conta do FGTS.

 

Como surgiu a possibilidade do saque do FGTS Inativo

O governo Federal no final de 2016 por Medida Provisória, e depois em 2017 já através de lei, ainda sob a gestão do presidente Michel Temer, fez a liberação, para o saque do saldo das contas vinculadas de FGTS que estavam inativas, considerando depósitos feitos até dezembro de 2015.

 

Dessa forma essa foi uma das maiores operações bancárias da história do Brasil. E a Caixa como banco público, chegou a fazer mutirões para atender à população.

 

E se estabeleceu um cronograma de pagamentos que chegou a ser postergado para atender a quem demonstrasse estar enfermo ou detido criminalmente. Talvez essa modalidade de saque de FGTS inativo volte em 2020 em diante.

 

Portanto, naquela ocasião o governo pretendeu injetar recursos na economia brasileira, que já dava sinais de crise com muito desemprego e endividamento das famílias.

 

Fonte: Diário Prime



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ECONOMIA | Auxílio emergencial de R$ 600 para autônomos desempregados e MEI é aprovado EMPRESARIAL | Como a contabilidade pode auxiliar na gestão empresarial ECONOMIA | Saiba como vai funcionar a ajuda aprovada na Câmara TRABALHISTA | O que muda com a suspensão do recolhimento do FGTS CONTÁBIL | Comportamento do profissional da contabilidade nos estabelecimentos em tempos de COVID-19 TRABALHISTA | FGTS - Caixa Econômica Federal suspende recolhimento do FTGS de março abril e maio CONTÁBIL | A contabilidade no contexto da gestão empresarial face à crise do coronavírus ECONOMIA | PGFN e RFB prorrogam validade das certidões emitidas em decorrência do COVID-19 EMPRESARIAL | Como manter a rotina fiscal eficiente, mesmo em Home Office? EMPRESARIAL | Medidas que podem ser adotadas por empresas em decorrência da pandemia CONTÁBIL | O que é contrato social da empresa? CONTÁBIL | O que é o Cofins e quem deve pagar? TRABALHISTA | Obrigações no eSocial das empresas do Simples Nacional CONTÁBIL | Imposto de Renda 2020: Principais mudanças CONTÁBIL | Apuração das Receitas: Regime de Competência ou Regime de Caixa?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2020.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil