Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


TRIBUTÁRIO | Como fazer um Planejamento Tributário eficiente?

16/09/2019


Como fazer um Planejamento Tributário com excelência em sua eficácia e validade

O Brasil possui um dos mais complexos sistemas de tributação do mundo, dada a imensa variedade de tributos (impostos, taxas e contribuições) e seus respectivos entes tributantes (município, estado e União). Esse excesso pode inviabilizar muitos negócios para as empresas, principalmente aquelas que não possuem bons especialistas que façam um planejamento tributário adequado que torne viáveis essas operações.
Um planejamento tributário eficiente visa diminuir legalmente o pagamento de tributos, diminuindo consequentemente os custos do empreendimento, aumentando as possibilidades de novos negócios. Mas como realizá-lo?
 
 

Defina o planejamento tributário

Para saber o que precisa ser implementado para otimizar a atividade empresarial, você precisa definir bem todas as etapas do plano e as variáveis que envolvem a vida administrativa, econômica e tributária da empresa. Analisar o tipo de atividade exercida, bem como a previsão de crescimento, ajuda muito no planejamento, mas merecem maior atenção os seguintes pontos:
 
  • Histórico da empresa: permite analisar se houve recolhimento indevido ou maior, se houve ação fiscal sobre fatos geradores decaídos, se há crédito fiscal.
  • Expectativa de faturamento ou receita bruta.
  • Despesas operacionais.
  • Despesa com pessoal.
  • Margem de lucro.

 

A partir da sua análise desses dados, o empresário consegue definir qual o regime de tributação melhor se encaixa no seu empreendimento. No Brasil, há quatro regimes: Microempreendedor Individual (MEI), Simples Nacional (pagamento de impostos de forma simplificada), Lucro Presumido (qualquer empresa, exceto as obrigadas por outros regimes) e Lucro Real (obrigatória para empresas do setor financeiro).
Além de definir o regime, os dados dão subsídio para que você analise se há caso de incentivo fiscal (isenções, reduções de alíquota) que se encaixe na atividade, e qual o aproveitamento mais indicado (compensação ou restituição) dos créditos existentes.
Com tanta variável, é notório que não é qualquer um que consegue fazer um planejamento inteiro.

Seja um especialista

Um planejamento adequado não se faz sem conhecimento. A legislação tributária no Brasil é muito peculiar, principalmente em relação às contribuições para o PIS e COFINS, e as mudanças recorrentes abrangem os diferentes tributos que atingem a empresa.
Uma empresa precisa de especialistas – e aqui enfatizamos o plural, dada a necessidade de especialistas provenientes de áreas como contábeis, administração e direito –, que serão os responsáveis por escolher o melhor regime de tributação, por analisar as peculiaridades dos tributos devidos (principalmente ICMS, de competência estadual, e ISS, de competência municipal), e por adotar procedimentos legais que afastem a simulação fiscal (as multas fiscais são elevadas e podem levar à liquidação da empresa).

Passo a passo

Simplificando a ideia central de um bom planejamento tributário, podemos assim colocar:
 
  1. Conheça o histórico da empresa;
  2. Conheça a operação: receita bruta (ou expectativa de faturamento), custos, despesas operacionais, despesas com pessoal e margem de lucro;
  3. Avalie a estrutura societária da empresa, que influi no enquadramento tributário;
  4. Conheça os enquadramentos tributários (MEI, Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido) e a legislação;
  5. Verifique incentivos e isenções fiscais;
  6. Agregue outros especialistas;
  7. Simule todos os cenários de tributação possíveis;
  8. Avalie os resultados do planejamento.
O planejamento tributário permitirá à empresa o exercício da atividade de forma mais segura. A presença de especialistas capazes de realizá-lo representa uma economia para o negócio e consequentemente uma maior capitalização.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Faculdade Brasileira de Tributação
 



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ECONOMIA | Auxílio emergencial de R$ 600 para autônomos desempregados e MEI é aprovado EMPRESARIAL | Como a contabilidade pode auxiliar na gestão empresarial ECONOMIA | Saiba como vai funcionar a ajuda aprovada na Câmara TRABALHISTA | O que muda com a suspensão do recolhimento do FGTS CONTÁBIL | Comportamento do profissional da contabilidade nos estabelecimentos em tempos de COVID-19 TRABALHISTA | FGTS - Caixa Econômica Federal suspende recolhimento do FTGS de março abril e maio CONTÁBIL | A contabilidade no contexto da gestão empresarial face à crise do coronavírus ECONOMIA | PGFN e RFB prorrogam validade das certidões emitidas em decorrência do COVID-19 EMPRESARIAL | Como manter a rotina fiscal eficiente, mesmo em Home Office? EMPRESARIAL | Medidas que podem ser adotadas por empresas em decorrência da pandemia CONTÁBIL | O que é contrato social da empresa? CONTÁBIL | O que é o Cofins e quem deve pagar? TRABALHISTA | Obrigações no eSocial das empresas do Simples Nacional CONTÁBIL | Imposto de Renda 2020: Principais mudanças CONTÁBIL | Apuração das Receitas: Regime de Competência ou Regime de Caixa?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2020.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil