Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


TRIBUTÁRIO | Entenda o é Regime Tributário e quais são eles

01/07/2020


Afinal, o que é um Regime Tributário?

São conjuntos de normas, leis que regulam a forma como uma empresa deve apurar os tributos devidos ao exercer suas atividades.

Os Regimes de Tributação determinam qual será a forma de apuração, determinam qual será a alíquota aplicável, determinam ainda como devem ser recolhidos os tributos.

No Brasil temos algumas opções de Regime de Tributação, trataremos deles aqui:

 Lucro Real
Lucro Presumido
> Lucro Arbitrado
> Simples Nacional
 
É necessário a análise de vários fatores para a determinação do Regime Tributário permitido ou mais favorável para uma organização, fatores esses que irão limitar, impedir ou excluir a empresa do regime escolhido, chamamos essa análise de Planejamento Tributário, que pode ser realizado tanto antes da abertura quanto ao longo da vida de uma organização.

Lucro Real

Esse é o regime tributário que temos como regra geral, uma empresa ao ser constituída já é regida por esse regime, além de ser obrigatoriamente utilizado por algumas atividades como as que recebem receitas do exterior, as empresas que exercem atividades financeiras e também aquelas que tem um faturamento que superem o teto do regime tributário Lucro Presumido.
 

Lucro Presumido

 Nesse regime temos uma forma de apuração mais simplificada que a do Lucro Real, as exigências fiscais e contábeis a esse regime são mais brandas, o que não significa que seja menos importante aos olhos do Fisco. Esse é o regime de tributação no qual se presume uma margem de lucro baseado na receita obtida pela empresa, diferente do Lucro Real que o montante a ser tributado é de fato o lucro da empresa, no Presumido não é o lucro de fato da empresa, é apenas uma presunção de lucro.
 

Lucro Arbitrado

 Ocorre o arbitramento do lucro quando a empresa deixa de realizar algumas exigências do Fisco, como a entrega das obrigações acessórias exigidas ou pratica um ato considerado fraudulento. O arbitramento do lucro é habitualmente utilizado pela autoridade fiscal mas também pode ser uma opção da organização por exemplo quando ocorre a perda ou extravio de documentos que comprovem o lucro, porém para essa opção é imprescindível que se conheça a receita bruta.
 

 Simples Nacional

 O Simples Nacional é um regime simplificado, onde os tributos serão recolhidos de forma unificada em uma unica guia, é ainda mais simples que o Lucro Presumido, porem não menos importante aos olhos do Fisco, visto que cerca de 90% das empresas no Brasil, são optantes por esse regime de tributação. Abrange pequenas empresas, definidas como, ME - Microempresa e EPP - Empresa de Pequeno Porte.
 

 MEI - Microempreendedor Individual 

O MEI não se trata de um regime tributário especifico, é abrangido pelo SIMPLES NACIONAL porém com algumas particularidades nas quais se diferencia, o MEI tem o limite de faturamento inferior ao do SIMPLES, seu limite é de R$ 81.000,00 mil (2020), o recolhimento dos tributos é mensal e em uma unica guia, outro quesito que o diferencia do SIMPLES NACIONAL é a isenção dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) .
 
 
Fonte: Portal Contábeis



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONTÁBIL | O que é CRC e qual sua importância para a contabilidade? TRIBUTÁRIO | Entenda as obrigações acessórias por regime tributário TRIBUTÁRIO | Lei que permite renegociação de dívidas pelo Simples é sancionada EMPRESARIAL | MEI: Quais são os Benefícios e quem tem Direito? CONTÁBIL | A importância de uma contabilidade especializada para médicos TRABALHISTA | Férias antecipadas: Entenda o que era permitido com a MP 927 e o que voltou a valer TRABALHISTA | Conversão da MP 936 na Lei 14.020/2020 e a redução da jornada de trabalho TRIBUTÁRIO | Receita Federal lança atendimento sobre CPF pelo Telegram TRIBUTÁRIO | Transação extraordinária e transação por adesão são prorrogadas TRABALHISTA | Senado aprova, com alterações, a MP do saque do FGTS ECONOMIA | Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante a pandemia TRABALHISTA | Coronavírus: Quem tem direito a receber auxílio-doença? EMPRESARIAL | Home office foi adotado por 46% das empresas durante a pandemia ECONOMIA | Banco Central lançará cédula de 200 reais TRIBUTÁRIO | Principais pontos da reforma tributária que substitui o PIS e Cofins pela CBS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2020.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil