Aguarde, carregando o sistema...

v4eveev

Acesse sua área restrita!

Username*

Password*

Logar


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fale com a nossa área comercial agora!

Nossa equipe entrará em contato em breve.

Nome*

E-mail*

Telefone ou Celular*

Assunto*

Mensagem*


* Estamos comprometidos em resguardar suas informações.

Fechar Menu

Alguma Dúvida?

Telefone

(92) 3877-0351

Acesso Restrito

ÁREA RESTRITA

(92) 3877-0351

Facebook Instagram Twitter Youtube Ingles Espanhol Brasil

Nossas novidades


EMPRESARIAL | MEI que não fez a declaração anual pode perder o registro?

20/09/2019


Isso vai depender do tempo que ele ficará inadimplente. E isso não deveria ser surpresa para ninguém. Afinal, o cadastro do MEI, assim como tantos outros, possui suas regras e as mesmas precisam ser seguidas e respeitadas para que o controle cadastral ocorra, de fato.

Além disso, toda vez que conseguimos nos cadastrar em alguma coisa, é porque buscamos conseguir tal oportunidade. Logo, é compreensível que ninguém queira perder algo que foi batalhado e planejado para que pudesse ser conquistado. Por isso, acompanhe essa matéria, entenda mais sobre o tema e fique atento para não perder o seu registro de MEI!

 

 

O que é a declaração DASN-SIMEI?

A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI) ou Declaração Anual de Faturamento, como também é conhecida, é uma declaração que deve ser apresentada anualmente e obrigatoriamente, pelo MEI.

Nessa declaração o micro empreendedor individual deverá informar alguns dados relativos ao seu empreendimento no ano anterior, como:

  • A Receita bruta total auferida no ano anterior;
  • Receita bruta auferida no ano anterior referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;
  • Caso o MEI tenha empregado alguém durante o período abrangido pela declaração, isso também deverá ser informado.

Para que não haja dúvida na hora de realizar a declaração, a sugestão da Receita Federal é fazer o cálculo mensal das receitas e guardar as notas para possíveis consultas. O prazo de envio normalmente é até as 23h59 do dia 31 de maio de cada ano. A declaração é realizada exclusivamente pela internet, no Portal do Empreendedor, o que facilita bastante o procedimento.

 

 

 

E se eu efetuar a declaração DASN-SIMEI em atraso?

Caso você efetue a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI) em atraso, será preciso pagar uma multa, cujo o valor é de no mínimo R$ 50,00 ou de 2% (dois por cento) ao mês correspondente. Ou ainda, dependendo do segmento do seu negócio, pode ser cobrada a fração sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN-SIMEI, limitada a 20%.

Após a entrega da DASN-SIMEI em atraso, tanto a notificação do lançamento quanto os dados do DARF para pagamento da multa calculada, serão gerados automaticamente. Essas informações constarão no final do recibo de entrega da declaração. Lembrando que caso o pagamento seja efetuado em até 30 dias, a multa será reduzida em 50%, ou seja, será de R$ 25,00.

 

 

 

MEI que não entregou declaração pode perder registro?

Mas se ao invés de entregar em atraso, você simplesmente não entregar, e deixar essa situação se estender por dois anos, você pode perder o seu registro de MEI sim. Além disso, vencido o prazo de entrega, quem não entregou a declaração DASN-SIMEI fica impedido de gerar o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI), cuja precisa ser paga mensalmente e garante a regularidade do seu registro.

Afinal, caso não faça o pagamento mensal da guia DAS-MEI, o MEI fica inadimplente. Sem contar, que essa situação poderá gerar a perda de benefícios previdenciários como aposentadoria, licença-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-reclusão e muito mais.

Caso você fique inadimplente com a Receita Federal, você não poderá emitir a certidão negativa de débitos, o que impossibilita a participação em licitações públicas e a disponibilização de créditos bancários.

Quem não entregou a declaração DASN-SIMEI dentro do prazo, está sujeito à multa, caso a situação seja regularizada antes da notificação da Receita Federal. Sendo assim, por algum período, a falta da declaração não cancela o registro do MEI, mas o torna inadimplente. No entanto, se o MEI ficar mais de 2 anos sem entregar sua declaração, aí sim ele pode perder a sua inscrição no MEI.

Apesar da importância de entregar a declaração DASN-SIMEI até o prazo, na correria do dia a dia pode ser que acabe passando batido mesmo. Por isso, vale a pena recorrer a alguns recursos para não esquecer de efetuar essa declaração, como utilizar agendas, lembretes no celular, e até mesmo pedir para que o seu contador te ajude com isso.

Com tantas possibilidades assim, fica quase impossível esquecer, não é mesmo?! Portanto, fique atento para não perder o direito de ter seu cadastro MEI. Até porque, dependendo do segmento do seu negócio e do andamento em que está, pode acabar acarretando um tremendo prejuízo perder o cadastro por algum tempo.

 

 

 

 

Fonte: Juros Baixos

 

 



CATEGORIAS

ARTIGOS CARREIRA CONTÁBIL ECONOMIA EMPRESARIAL SOCIETÁRIO TRABALHISTA TRIBUTÁRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EMPRESARIAL | MEI que não fez a declaração anual pode perder o registro? CONTÁBIL | 4 SITUAÇÕES QUE A CONSULTORIA CONTÁBIL PODE RESOLVER NA SUA EMPRESA CONTÁBIL | A importância da contabilidade na hora de abrir uma empresa EMPRESARIAL | Infrações do MEI: Quais situações podem colocar meu CNPJ em risco? CONTÁBIL | A importância da contabilidade como informação gerencial TRIBUTÁRIO | Saiba o que é Compliance Tributário e sua importância para as empresas brasileiras EMPRESARIAL | 6 etapas fundamentais para iniciar o seu novo negócio de maneira ideal ARTIGOS | ICMS/AM PRODUTOS FARMACÊUTICOS Redução de Base de Cálculo TRIBUTÁRIO | Como fazer um Planejamento Tributário eficiente? CONTÁBIL | 12 dicas para empreendedores iniciantes EMPRESARIAL | Empreendedor: Entenda a importância de se ter uma boa gestão empresarial CONTÁBIL | Conheça os 5 erros contábeis que mais causam problemas as empresas CONTÁBIL | Sócio responde por dívida de empresa? Entenda a responsabilidade CONTÁBIL | IR 2020: Como se preparar para o Imposto de Renda do ano que vem? CONTÁBIL | Custos e Despesas: Você sabe quais as principais diferenças?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Assine e receba nossas notícias em seu e-mail

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS




MILLENIUM CONTABILIDADE

A Millennium Contabilidade vem até você para mudar seu conceito de contabilidade com agilidade, eficiência, segurança e acima de tudo com uma visão moderna dos serviços. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa. Você já tem esse instrumento? A Millennium Contabilidade pode te ajudar!

INFORMAÇÕES

Avenida: Joaquim Nabuco, 1626 – Centro/ Salas 204 à 206

Manaus, Amazonas / Cep: 69.020-031

Telefones: (92) 3877-0351/ (92) 98186-9937/ (92) 99189-5748

Email: comercial@millennium.cnt.br



© Todos os direitos reservado à Millennium Contabilidade 2019.

Selo ssl

Millennium Contabilidade Millennium Contabilidade MILLENNIUM CONTABILIDADE, Departamento Contábil, Fiscal, Societário, RH/DP e Serviços Especializados em Mapeamento de Operações e Revisão Fiscal, Classificação Fiscal de Mercadorias, Planejamento Tributário Revisão Fiscal, Tributos, Assessoria e Consultoria. +55 92 3877-0351 millennium@millennium.cnt.br

Av. Joaquim Nabuco, 1626 - Sala 204 a 206 - Centro 69020-031 Manaus Amazonas Brazil