
O business intelligence é responsável por utilizar estrategicamente dados nas organizações, a partir de coleta, tratamento e análise de todo e qualquer tipo de informação relevante, possibilitando as melhores decisões nos negócios.
Cada processo, atividade, rotina e forma de comunicação podem ser trabalhados para alcançar melhores resultados e obter maior vantagem competitiva. Se você quer entender melhor o que é BI e como ele é fundamental na gestão, continue com a leitura deste artigo e descubra!
O que é business intelligence?
O BI — Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios — consiste na coleta, armazenamento, tratamento, análise e aplicação de dados, que são essenciais para tomadas de decisões mais assertivas e certeiras.
O BI é extremamente importante para definir uma estratégia e montar um plano de ação, sendo que os insights e as descobertas sobre qualquer assunto referente ao negócio podem ser aplicáveis no dia a dia, seja em técnicas operacionais, pesquisa de mercado, estudo de público, comunicação, etc.
Vale ressaltar que o business intelligence não se trata de uma tecnologia, e, sim, de um conceito, muito embora ferramentas, softwares e soluções inovadoras possam compor o processo. Outro diferencial é seu propósito de facilitar os processos da gestão empresarial, sendo acessível para todos os envolvidos.
Benefícios do business intelligence
Uma decisão errada pode representar o fim de uma organização. Nesse sentido, não seria ideal correr menos riscos e garantir resultados positivos para sua empresa? O business intelligence é um forte aliado ao transformar um volume alto de informações em vantagens para o desenvolvimento do negócio.
Os sistemas de BI são acompanhados por softwares, que eliminam gargalos em processos normalmente executados manualmente, como registros de informações, arquivamento de documentos, duplicação de dados e números desatualizados, por exemplo.
Toda a inteligência levantada é monitorada e avaliada com métricas e indicadores confiáveis. Em outras palavras, com a análise de histórico, é possível ter ampla noção sobre decisões futuras, prevendo cenários e identificando oportunidades.
Também é possível identificar novos nichos de mercado, e sair na frente da concorrência ao atender dores de consumidores, rever parcerias e se adaptar com mais facilidade às mudanças da economia. Entre outros benefícios trazidos por esse processo, é possível apontar:
- Estudar hábitos de consumo de clientes;
- Utilizar a análise de dados para estruturar ações palpáveis e mensuráveis, com base em informações concretas;
- Prever tendências e antecipar demandas;
- Corrigir gargalos e direcionar colaboradores em suas tarefas;
- Classificar e qualificar perdas,
- Economizar tempo e dinheiro, ao fazer apostas com menor grau de incerteza.
Funcionamento do business intelligence
A informação por si só não gera nenhum valor para as organizações. Um dos principais pontos de destaque do business intelligence é que sua coleta de dados agrega novos pontos de vista e aplicações de estratégias na prática, e funciona em empresas de diversos segmentos.
Mas como o processo de BI funciona, de fato? Por mais complexo que possa parecer, sua composição é dividida em etapas, classificadas como: coleta, análise, compartilhamento e monitoramento. Vamos conferir cada uma delas mais de perto.
Coleta
Na coleta de dados, é determinado qual tipo de informação é útil para o negócio, e qual o objetivo que se deseja alcançar. A fim de analisar e entender quais estratégias devem ser adotadas para aumentar receita, os dados coletados virão de investimentos, vendas e custos de produção, por exemplo.
Além disso, se você deseja melhorar sua comunicação e alinhar a postura da marca em relação à expectativa do público, é necessário coletar dados e histórico de interações com clientes, seja os de redes sociais, comentários em publicações do site, SAC, etc.
Análise
Uma vez feita a coleta das informações, é hora de definir as métricas responsáveis por interpretá-las. Também é estabelecida a organização dos dados, que facilita a visualização e a comparação. Além do mais, os relatórios ficam disponíveis em dashboards, disponibilizados para consultas e atualizações sempre que for necessário.
Compartilhamento
Determinadas informações interessam os setores específicos da empresa, portanto, os relatórios devem ser encaminhados às suas respectivas áreas correspondentes, para que gestores e colaboradores possam trocar ideias e tomar as melhores decisões.
Monitoramento
Os resultados e os insights trazidos pelo processamento de dados devem contar com constante monitoramento e revisão, buscando, acima de tudo, novas fontes de dados, que estejam alinhadas à movimentação do mercado, do público e da própria organização.
Implemente o BI na sua empresa
Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é o BI e sua importância para as organizações. Abordamos as principais vantagens em adotá-lo e como se dá o seu funcionamento e aplicação na prática.
Conheça nossas soluções direcionadas ao seu negócio.
Desenvolvemos relatórios totalmente personalizados a sua realidade, para tomada de decisões e ações, com dados gerados pela sua empresa.
Se você gostou deste artigo, confira agora como o BI dashboard pode fazer total diferença para sua empresa. Para ficar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando o blog.
Fonte: Totvs