A rotina de um escritório contábil pode ser desafiadora e complexa. Soma-se atendimento, processos internos e externos, gestão de equipe, leis tributárias e, até mesmo, os contratempos e demandas urgentes dos clientes. 

Segundo pesquisa recente da consultoria Team Upp, empresas que possuem ações para melhorar a experiência da equipe podem otimizar até 25% dos lucros.

“São tarefas e processos rotineiros, mas que se não realizados da forma correta e com eficiência, podem resultar na baixa produtividade da equipe e impactar na entrega para os clientes. Além disso, corre o risco dos profissionais ficarem sobrecarregados com demandas operacionais e não conseguirem ser estratégicos nos negócios de seus clientes”, comenta a contadora e diretora de Relacionamento com Contadores da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, Cristiane Andrade.

Dentre essas ações que visam melhorar a jornada do time, olhar para a sobrecarga com funções muito operacionais pode ser essencial para a melhoria da produtividade. 

A automatização de processos, por meio de softwares contábeis online e integrados, como visto com os ERPs, por exemplo, contribui para a produtividade e otimiza o tempo da equipe, que poderá centralizar esforços em tarefas mais estratégicas. 

“É possível usar de forma mais tática os recursos do escritório, seja operacional ou mão de obra qualificada, ter uma redução nos custos de operação, expandir os negócios e ter um maior diferencial competitivo, uma vez que o mercado está cada vez mais tecnológico. Vale ressaltar que os profissionais desse setor cada vez mais precisam se atualizar, utilizando todo o potencial que as soluções inteligentes oferecem, os tornando mais consultivos e não somente alguém que ‘resolve burocracias’”, diz Cristiane.

“A baixa produtividade não é um problema exclusivo do setor contábil. Na verdade, é muito comum que empresas de diversos ramos levantem esse problema como uma das principais dores a serem sanadas para melhorar a entrega de resultados”, complementa.

Um dos principais pontos observados é a dificuldade de conciliar todas as tarefas e conseguir manter os balancetes mensais em dia. A automatização dos processos visa melhorar o desempenho dos contadores, fazendo com que ganhem mais tempo para se dedicar a seus clientes.

Fonte: Portal Contábeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Abrir Chat
Olá! Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar