A contabilidade é o pilar que sustenta tudo o que uma micro ou pequena empresa pretende desenvolver, desde produtos ou serviços, até suas estratégias. Isso parece ser um tanto quanto pretensioso, mas a seguir você vai ver que investir em uma boa gestão contábil é um dos fatores primordiais para alcançar o sucesso do negócio.
Vamos começar pelo começo: empreender no nosso país não é tarefa simples. A quantidade de documentações e burocracias que envolvem o processo de abertura de uma empresa é alta, isso sem contar os impostos e tributações. Além disso, existem diversos trâmites exclusivos para micro e pequenas empresas que podem ser um tanto complexos de realizar sem ajuda de um profissional de contabilidade. Por exemplo, se a empresa for aberta em sociedade, o contador deverá definir a divisão da participação dos sócios, o capital social, além do modelo de tributação e planejamento financeiro. Muitas vezes o processo de abertura necessita até da participação de um advogado, ou seja, é melhor ser feito por quem tem conhecimentos específicos no tema.
No dia a dia de uma micro ou pequena empresa, o contador também tem participação ativa. Engana-se quem pensa que o trabalho do profissional de contabilidade se resume em contratos jurídicos, financeiros e planejamentos, um bom contador alia operacional e estratégico a fim de oferecer consultorias e dar o embasamento necessário para planejamentos futuros. Na prática, isso quer dizer que ele dá o suporte sobre possíveis mudanças na legislação, realiza os balanços, mantém o controle das contas que precisam ser pagas, além de ajudar no controle de estoque, fluxo de caixa, analisar as vantagens e desvantagens para obtenção de crédito junto aos bancos, entre outras inúmeras atividades.
É muito importante que o contador seja parceiro do negócio, e também é essencial que a empresa envolva o profissional nas estratégias e planejamentos, afinal de contas é ele quem vai dizer qual é o momento financeiro ideal para realizar ações de diferenciação de produto, marketing, além de investimentos em ampliação e aprimoramentos.
Para micro e pequenas empresas, ter um contador é a garantia de que a empresa não estará irregular ou em débito com o governo, além de permitir que os empreendedores se dediquem ao negócio em si, sem a necessidade de passar boa parte do tempo realizando tarefas financeiras e burocráticas.
Antes de contratar um contador, é preciso considerar que a atuação desses profissionais não se resume somente a parte técnica das finanças, ele também pode prestar consultoria, o que é indispensável para manter o negócio nos trilhos e se desenvolvendo.
fonte: Gestão Cont