O peso da carga tributária brasileira é um dos principais motivos para que empreendedores desistam de seus negócios. Mas, nos últimos anos, gestores têm conquistado o fôlego fiscal através da revisão fiscal. Através dessa prática é possível verificar se existem pagamentos indevidos de tributos e oportunidades legais para aproveitar créditos fiscais.
No entanto, poucas pessoas sabem como funciona a revisão fiscal. Então, se você quer saber como ter um alívio dessa carga tributária, veja neste artigo o que é a revisão fiscal e qual a sua importância.
Revisão fiscal
A revisão fiscal é um processo que tem como objetivo fazer a revisão das atividades fiscais de uma empresa. É possível realizar revisão fiscal nas empresas enquadradas nos regimes do Simples Nacional, Lucro Presumido e Real. Para isso, são feitas várias análises que funcionam como uma espécie de auditoria fiscal, levando em consideração várias informações, dentre eles, estão:
- recolhimento de impostos,
- cumprimento das obrigações acessórias,
- dados das notas fiscais emitidas pela empresa,
- escrituração fiscal, dentre outros dados de natureza fiscal.
Desta forma, a orientação é de que esse procedimento seja feito em até 5 anos anteriores ao período em que se realiza a revisão.
Como funciona?
Para garantir que esse procedimento seja realizado de forma correta e tenha bons resultados, é preciso contar com a ajuda de um profissional contábil experiente, que também poderá utilizar tecnologias para fazer essa análise de forma mais detalhada. Então, com o resultado em mãos o contador irá verificar formas legais de diminuir a carga tributária do negócio.
Através disso, também assegura que as informações repassadas ao fisco estão corretas, o que evita o pagamento de multas e autuações por conta de inconformidades. Assim, também poderá propor soluções para a empresa no que se refere à sua tributação, com o objetivo de diminuir o recolhimento de impostos indevidos.
Qual a sua importância?
A revisão fiscal pode ajudar a empresa a recuperar seus créditos tributários, sendo assim, é possível pedir à Receita Federal que seja abatimento valores em obrigações futuras. Além disso, também há a possibilidade de poder receber a restituição de impostos que foram pagos de forma indevida. Com a sua tributação sendo feita de forma adequada à legislação, a empresa terá um fôlego fiscal, com isso, poderá investir os valores que estão sendo economizados com tributos.
Voltamos a ressaltar a importância de contar com um profissional especializado para fazer esse procedimento, diante da quantidade de documentos que precisam ser analisados e informações que são colhidas, principalmente porque se trata de uma análise feita nos dados da empresa dos últimos cinco anos. Também é levado em consideração todas as alterações que foram feitas na legislação referentes aos regimes de tributação e às formas de recolhimento e declaração dos impostos devidos.
Depois de fazer essa revisão, o contador pode continuar te orientando e apresentando novas formas de desenvolver seu empreendimento, o que poderá gerar economia e a adequação à legislação fiscal.
Fonte: Jornal Contábil