Os preceitos éticos da contabilidade são ferramentas bastante difundidas entre contadores.
Aliás, o código de ética é um instrumento obrigatório para quem atua no ramo da contabilidade ou, igualmente, pretende, no futuro, exercer a profissão.
Todo contador necessita ter uma postura ética na execução de seu ofício, já que a contabilidade é uma área que demanda bastante cautela, cuidados redobrados e atenção aguçada.
Aliás, o código de ética é um instrumento obrigatório para quem atua no ramo da contabilidade ou, igualmente, pretende, no futuro, exercer a profissão.
Todo contador necessita ter uma postura ética na execução de seu ofício, já que a contabilidade é uma área que demanda bastante cautela, cuidados redobrados e atenção aguçada.
Os preceitos éticos foram desenvolvidos com a função principal de orientar os profissionais do ramo a seguirem conforme os princípios estipulados.
Confira, a seguir, a importância da existência de um código de ética na área da contabilidade:
O que é ética profissional?
Basicamente, ética profissional é um conjunto de diretrizes estabelecidas para nortear a prática das atividades de uma determinada profissão.
Assim, o ofício torna-se eficaz, seguro e qualificado.
Dentre os princípios nos quais a ética profissional se baseia, os principais são:
- Respeito;
- Sigilo;
- Competência;
- Honestidade;
- Tratamento profissional e imparcial;
Os preceitos éticos devem estar sempre presentes em qualquer ambiente de trabalho.
Eles objetivam manter a harmonia do local, afim de que o relacionamento entre os funcionários da empresa seja positivo e, consequentemente, construtivo.
Preceitos éticos na contabilidade
O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) publicou o CEPC (Código de Ética Profissional do Contador).
O CEPC foi desenvolvido com fins a compartilhar resoluções acerca da conduta dos contadores em relação a seus clientes, bem como com o local de trabalho e sociedade em geral.
O Código de Ética Profissional do Contador apresenta todas as diretrizes que devem ser seguidas.
Entretanto, aponta igualmente irregularidades que os contadores não podem apresentar jamais.
Ou seja, é um material necessário para a boa conduta de qualquer profissional da área.
Quando o contador adota esses preceitos éticos, ele não apenas estará seguindo de acordo com a lei, como também manterá seu ambiente de trabalho em ordem e, igualmente, saudável, seu relacionamento com clientes e colegas de profissão.
Além disso, sua função será desempenhada com muito mais eficácia e apresentando excelentes resultados.
Quais são os principais preceitos éticos da contabilidade?
Cobrança
Quando o assunto é cobrar valores de clientes, os contadores sabem que esse é um dos pontos constantes de sua atuação no ofício.
Mas essa questão está devidamente abordada no CEPC.
O Código de Ética Profissional do Contador orienta a seguinte direção: complexidade, exclusividade, local, tempo de realização e demais outros fatores relacionados.
O CEPC indica que o contador não deve cobrar um valor menor que o do mercado. Contudo, orienta que os honorários devem ser cobrados de maneira justa.
Sigilo
Qualquer dado ou informação só poderá ser mantido em sigilo apenas sob ressalva como, por exemplo, a partir da solicitação de autoridades ou mesmo de conselhos regionais de contabilidade.
Aliás, esta determinação está contida no CEPC e, caso não seja atendida, o contador poderá ser legalmente penalizado por desonestidade e atuação ilegal da profissão.
Bom relacionamento com colegas de profissão
Relacionar-se de maneira saudável com seus colegas de ofício é um diferencial na profissão.
Dentre os preceitos éticos da contabilidade, é ideal que o contador possa agir com seus parceiros de negócio com imparcialidade, respeito, competência e honestidade.
Fonte: Jornal Contábil