Emitir uma nota fiscal errada é algo que atrapalha o dia de qualquer um. Veja os principais equívocos e saiba evitar

Quem tem uma empresa já sabe que empreender é sinônimo de responsabilidade. É importante estar ciente das responsabilidades do empresário desde o momento da abertura do negócio. Uma das obrigatoriedades de uma empresa é enviar para os órgãos públicos todas as informações sobre seu faturamento. Esse processo ocorre através da Nota Fiscal.

O processo de emissão de notas é trabalhoso e requer atenção, tendo em vista que qualquer inconsistência, por menor que seja, pode gerar muita dor de cabeça. Por conta dessas características, há uma série de erros comuns na emissão de notas fiscais.

No texto a seguir vamos listar os quatro erros mais comuns. preste atenção para não ocorrer com você. Acompanhe!

4 erros comuns na emissão de notas fiscais

Emitir notas fiscais é uma tarefa que requer atenção, principalmente quando feita de forma manual. Porém, diante de um grande volume de vendas, esse desafio aumenta, fazendo com que os erros na emissão de NFe sejam mais frequentes.

Confira os mais comuns:

1. Preencher com informações erradas

Quando a empresa não utiliza um sistema de emissão de notas, é necessário realizar o preenchimento de cada documento manualmente. Isso, por si só, pode ser bastante trabalhoso, sobretudo quando há muitas notas para emitir.

A questão é que, nesse processo, os erros na emissão de notas fiscais por falha humana e falta de atenção são comuns. Assim, para evitar este tipo de equívoco, é importante investir em tecnologia.

2. Emitir o tipo errado de nota fiscal

Você sabia que existe mais de um tipo de nota fiscal?  Por isso que podem haver equívocos. Cada modelo é voltado para atividades específicas, que possuem incidência de impostos diferentes. Por isso muita atenção antes de preencher. Confira se é exatamente a que você precisa.

3. Várias vendas em uma única nota fiscal

Ao reunir várias vendas ocorridas ao longo do mês em uma mesma nota fiscal, o risco de cometer erros aumenta, tanto no preenchimento do documento quanto no cálculo de impostos. O que parece facilitar, pode gerar muita dor de cabeça. Evite.

4. Nota fiscal não é DANFE

É verdade. Muita gente confunde esses documentos. Todavia, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é apenas um resumo da nota fiscal, enviado junto do produto ao cliente.

Contudo, ele não possui validade jurídica, logo, não pode atestar uma venda. E, ainda assim, sua emissão é obrigatória. O erro, neste caso, ocorre quando o responsável inverte os papéis, enviando a NF-e para o cliente e arquivando o DANFE.

O que fazer quando a nota fiscal dá erro?

Quando a nota fiscal dá erro, o primeiro passo é identificar o problema ocorrido. Erros simples podem ser corrigidos a partir do sistema no qual a nota foi emitida. Para isso, basta procurar pela nota em questão, selecionar a opção relacionada à correção, inserir os dados corretos e enviar.

Contudo, esse procedimento funciona apenas para corrigir pequenos erros. Em casos complexos, a saída é cancelar a nota fiscal, que só pode ocorrer dentro do prazo de 24h após a emissão e antes do envio do pedido.

Após este período, ainda é possível resolver o problema recorrendo a uma Carta de Correção Eletrônica (CC-e), um documento criado para corrigir erros na emissão de notas fiscais. 

Mas fique atento, pois o prazo para emitir este documento é de 30 dias.

Fonte: Jornal Contábil

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