• 11 de outubro de 2022
  • Millennium
  • 0

As mudanças de procedimentos que ocorreram nas empresas foram muito rápidas, a partir da evolução tecnológica associada à gestão e ao compartilhamento das informações, especificamente no que diz respeito à utilização de sistemas integrados de controles internos, conhecidos pela sigla ERP (Enterprise Resource Planning).

Fazendo uma retrospectiva de apenas 20 anos podemos perceber que houve melhorias significativas nos mecanismos de geração e controle das informações, principalmente em médias e grandes empresas.

Em uma avaliação mais objetiva podemos citar o e-mail, o telefone celular, o computador, o marketing digital, as redes sociais e os sistemas ERP, entre as mais recentes inovações para o envolvimento direto com as informações das empresas. Esse último recurso, o ERP, traz a perspectiva de substituir, em curto prazo, vários sistemas ainda utilizados na obtenção e guarda de informações.

O e-mail será cada vez mais utilizado, devendo predominar o uso do correio eletrônico e da digitalização de imagens em vários processos de interação, enquanto o telefone celular (smartphone) pode ser considerado a mais avançada tecnologia que permite a usuários dessa ferramenta ter acesso a informações do mundo inteiro.

A microfilmagem foi substituída pela digitalização e essa continuará sendo muito utilizada em documentos importantes, devido à sua consistência e segurança. Todavia, será através da guarda de informações em nuvem que as empresas irão evoluir para trabalhos remotos a partir de qualquer lugar do planeta.

A internet já é, em pouco tempo, o meio de comunicação mais utilizado por empresas de médio e de grande porte, tanto para informar quanto para obter informações diversas. O acesso à grande rede proporciona uma disseminação global de informações sobre as empresas e ao mesmo tempo coloca à sua disposição as mais variadas fontes de informação e pesquisa.

Estar conectado à internet não significa apenas sair do anonimato empresarial, mas também uma grande oportunidade de mercado. O crescimento da rede é geométrico e leva a crer que em muito pouco tempo todas as empresas, sejam elas públicas ou então privadas, precisarão estar conectadas em rede. As pessoas físicas e as instituições de um modo em geral também têm essa necessidade e aí então, o ciclo estará completo.

E o profissional de contabilidade, o que ele ganhou com o avanço da tecnologia da informação? O que mudou em sua vida?

A resposta é simples: ele ganhou tempo, agilidade, e facilidade para produzir mais e com qualidade da informação. Tempo porque não precisa se deslocar para vários órgãos de controle e registros (juntas comerciais, receita federal, órgãos municipais, estaduais etc.), porque tem uma ferramenta de trabalho ágil, que é o computador, e acesso a esses órgãos pela internet.

Facilidades porque o computador elimina várias etapas com uma simples importação ou então exportação de dados, mantendo a qualidade e a confiabilidade das informações que são disponibilizadas às pessoas e entidades interessas nelas.

É importante ressaltar que a internet requer um rígido controle de acesso por usuários credenciados, para que as informações sejam seguras e confiáveis, uma vez que estarão disponíveis para um público muito grande.

Os bancos, as instituições públicas e privadas, os órgãos governamentais etc., estão, diariamente, disponibilizando suas informações na internet. São índices financeiros, cotações de moedas, relatórios sobre suas atividades, ofertas de bens e serviços e outras informações que facilitam bastante a vida de todos.

Em um futuro próximo, o manuseio de papel será bastante reduzido, recorrendo-se muito mais às consultas online. Os sistemas de arquivos já estão sendo modificados e já é comum verificar nas mesas de trabalho dos profissionais de contabilidade das médias e das grandes empresas uma pequena quantidade de papéis. Todo esse processo passa, necessariamente, pelo uso seguro do computador e da internet.

O uso da tecnologia da informação já é a mais importante forma de trabalhar para muitas empresas. Auditorias online, pesquisas, relatórios e muito mais.

Daí ser correto afirmar que os contabilistas ganharam excelentes instrumentos de trabalho nas últimas décadas: o computador e a internet.

Detalhe importante: não vislumbro a possibilidade de retorno ao passado!

Fonte: Portal Contábeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Abrir Chat
Olá! Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar