As informações que apresento a seguir visam contribuir para que alguns (algumas) profissionais de contabilidade, que ainda não vivenciaram a experiência de elaborar um balanço patrimonial, incluindo as outras demonstrações financeiras, possam conhecer e comentar sobre alguns dados significativos desses relatórios.
1. Receitas asseguram a obtenção de lucro contábil para uma empresa?
· Resposta: não.
· Justificativa: o lucro contábil depende dos valores das despesas e dos custos totais apurados em um determinado período. Se esses valores forem maiores do que a receita total, o resultado será prejuízo contábil.
2. As receitas financeiras são tributadas?
· Resposta: sim.
· Justificativa: os rendimentos de aplicações financeiras das empresas são considerados receitas operacionais e estão sujeitas à tributação exclusiva, com base na legislação específica do imposto de renda.
3. Existe receita que não é decorrente das operações de vendas ou então de alienações de bens?
· Resposta: sim.
· Justificativa: as receitas financeiras são exemplos dessa modalidade de receita. Há também as receitas de reversão de provisões trabalhistas, reversão da provisão para devedores duvidosos e outras, que são computadas como receitas operacionais, quando revertidas dentro do mesmo exercício social das provisões realizadas.
4. É possível contabilizar receitas sem emissão de notas fiscais de prestação de serviços?
· Resposta: sim.
· Justificativa: empresas que trabalham com medições de serviços executados devem contabilizar a receita do período da medição, classificando o lançamento como medição a faturar ou então serviços a faturar ( debitando em conta de ativo e creditando na receita de medições a faturar), a fim de contrapor os lançamentos das despesas decorrentes da execução desses serviços no mesmo período da contabilização das receitas por medição.
É necessário a apresentação de um documento formal da área de execução dos serviços, devidamente assinado por quem faz a referida medição e seu superior hierárquico, para dá suporte aos registros na contabilidade, inclusive para cálculo dos impostos e contribuições quando esses tributos forem devidos.
5. Um bem do Ativo Imobilizado pode ser depreciado em mais de 100% (cem por cento) durante sua vida útil?
· Resposta: não.
· Justificativa: o limite da depreciação acumulada de um bem é o seu valor histórico, considerando ainda sua vida útil, acrescido de eventuais adições por melhorias ou então benfeitorias agregadas a esse bem ao longo de sua vida útil.
6. É possível saber quanto vale uma empresa?
· Resposta: não.
· Justificativa: O valor venal de uma empresa não consta nos registros contábeis dela.
O valor registrado no patrimônio líquido de uma empresa, incluindo seu capital social integralizado, não representa seu valor de venda no mercado ou então seu valor mínimo de venda. Há muitas variáveis que interferem no valor de mercado de uma empresa e esse valor pode flutuar muito, dependendo das algumas variáveis de mercado e outras situações possíveis.
7. A embalagem utilizada no comércio, no momento da entrega de um bem, faz parte do CMV da mercadoria vendida?
· Resposta: não.
· Justificativa: essa embalagem é uma alternativa da empresa vendedora para facilitar o manuseio ou então o transporte da mercadoria. Ela representa uma despesa comercial. Note-se que algumas empresas que utilizam serviços de delivery, inclusive, cobram o valor das embalagens separadamente.
8. Há receitas sem custos e sem despesas?
· Resposta: sim.
· Justificativa: a lógica da existência de uma receita é que tenha havido a entrega de algum bem ou então serviço. Todavia, em algumas empresas e em entidades sem fins lucrativos, é possível obter receitas de doações ou então de subvenção econômica, que visam contribuir com a manutenção da atividade principal de uma empresa ou de uma instituição, que não tenha objetivo de lucro.
É importante observar que são situações bem raras, e não devem ser consideradas como regras específicas para essas empresas ou instituições.
9. A falta de disponibilidade financeira (caixa e bancos) significa que uma empresa pode estar operando com prejuízo no período?
. Resposta: Não.
. Justificativa: As vendas a prazo que não são recebidas no prazo estabelecido podem acarretar falta de disponibilidade financeira, mesmo havendo indicativos de lucro no período.
Em decorrência dessa possibilidade, um dos indicadores mais importantes de uma empresa é o índice de liquidez imediata. Esse indicador demonstra a capacidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros, independentemente do resultado contábil apurado em um período específico.
10. O valor do ativo total devem ser igual ao valor do passivo total todos os meses de um determinado exercício social?
· Resposta: não.
· Justificativa: durante um determinado exercício social observam-se muitas flutuações mensais de receitas e despesas. Então, essas flutuações modificam o saldo de algumas contas patrimoniais e essas contas, por sua vez, alteram a equação patrimonial. Essa igualdade é verificada quando do encerramento das contas de resultado, independentemente de lucro ou então prejuízo no período de apuração desse resultado.
Fonte; Portal Contabeis