A análise de balanço é uma técnica de suma importância no diagnóstico da situação econômico-financeira de uma empresa. Baseado no estudo dos 3 grupos básicos: ativo, passivo e patrimônio líquido, o procedimento gera índices e indicadores, os quais são comparados com períodos anteriores e com o setor de atividade e mercado da companhia.
Conheça agora 18 índices e indicadores fundamentais provenientes da análise de balanço que permitem tirar conclusões assertivas sobre um negócio.
Índices de Liquidez
Os índices de liquidez da análise de balanço permitem avaliar a capacidade de pagamento da empresa frente às suas obrigações. São essenciais para os gestores e também para investidores, bancos, fornecedores, etc.
- Liquidez Corrente
LIQUIDEZ CORRENTE = ATIVO CIRCULANTE / PASSIVO CIRCULANTE - Liquidez Seca
LIQUIDEZ SECA = (ATIVO CIRCULANTE – ESTOQUES) / PASSIVO CIRCULANTE - Liquidez Imediata
LIQUIDEZ IMEDIATA = DISPONÍVEL / PASSIVO CIRCULANTE - Liquidez Geral
LIQUIDEZ GERAL = (ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL A LONGO PRAZO) / (PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO)
Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é recomendado o estudo dos 4 índices de forma simultânea e comparativa, observando sempre as necessidades da empresa, o ramo de atuação e as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices.
Índices Operacionais
Permitem que o analista tenha conhecimento da evolução da atividade operacional da companhia. Os índices operacionais extraídos da análise de balanço são os prazos de rotação dos estoques, a idade média dos estoques, o prazo de recebimento de vendas e o prazo de pagamentos das compras.
- Rotação dos Estoques (RE)
VENDAS / MÉDIA DO ESTOQUE (Est. Inicial + Est. Final / 2), ou
CMV / MÉDIA DO ESTOQUE (Estoque /itens) - Idade Média dos Estoques (IME)
IME = (ESTOQUE MÉDIO / CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA) X 360 - Prazo Médio de Cobrança (PMC)
(Duplicatas a receber) / (média de vendas por dia), ou
(Duplicatas a receber) / (vendas anuais) / 360, ou ainda
PMC = Clientes X 360 - Prazo Médio de Pagamento (PMP)
IME = Fornecedores X 360 (dias do ano)
Índices Financeiros
Os índices financeiros da análise de balanço relacionam lucro líquido, receita líquida de vendas e o capital de terceiros na empresa. São importantes para investidores, bancos, analistas de mercado, credores, etc.
- Margem Líquida (ML)
MARGEM LÍQUIDA = LUCRO LÍQUIDO APÓS OS IMPOSTOS / RECEITA TOTAL X 100 - Retorno sobre os Ativos (ROA)
ROA = (LUCRO LÍQUIDO / ATIVO TOTAL) X 100 - Retorno sobre o Investimento (ROI)
ROI = ((Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento)) X 100 - Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)
ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100 - Grau de Alavancagem Financeira (GAF)
GAF = ROE / ROA
Indicadores de Custo de Capital
Conhecer os indicadores de custo de capital é de extremamente importante para o administrador, afinal, isso afeta a sua lucratividade. Credores e investidores também devem utilizar esses índices da análise de balanço para saber como a empresa se comporta ao receber recursos externos.
- Custo de Capital de Terceiros (Ki)
KI = DESPESAS FINANCEIRAS / PASSIVO ONEROSO - Custo do Capital Próprio (Ke)
O cálculo do Ke envolve alto grau de subjetividade. É, talvez, o índice mais difícil de se calcular. Pode-se levar em consideração as referências de empresas de um mesmo ramo ou até cálculos mais complexos, como o Modelo de Gordon. - Custo Médio Ponderado do Capital (WACC) – Weighted Average Capital Cost
WACC = D / (D+K) * Ki * (1-T) + K / (D+K) * Ke, onde:
Ke: Custo de capital próprio
Ki: Custo de capital de terceiros
K: Patrimônio Líquido
D: Empréstimos
T = IR (34%)
- Outra forma de cálculo é:
WACC = Ke (E/D+E) + Kd (D/D+E) X (1-IR), onde:
Ke: custo do capital de fonte interna;
Kd: custo do capital de fonte externa;
E: patrimônio líquido da empresa;
D: dívida total;
IR: Imposto de Renda.
Indicadores de Valorização da Empresa
Podemos afirmar que os indicadores de valorização da empresa, oriundos da análise de balanço, são os mais importantes para o business valuation (avaliação da empresa).
- EBITDA
A sigla EBITDA representa a expressão em inglês Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization. Significa: Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA).
Tem a utilidade de demonstrar a geração operacional de caixa da empresa no período de análise, ou seja, o quanto ela consegue gerar de recursos lançando mão apenas de suas atividades operacionais, sem considerar os impostos, efeitos financeiros, a amortização de direitos e a depreciação dos ativos.
- Valor Econômico Agregado (EVA)
É um instrumento para ter uma visão sobre a real rentabilidade oferecida pela companhia sobre o capital nela empregado. O EVA (Economic Value Added), mensura a verdadeira criação de riqueza das empresas.
EVA = (ROE – KE) X PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Gostou de conhecer esses índices e indicadores da análise de balanço? Quer saber mais ou precisa de ajuda para analisar os demonstrativos da sua empresa? Entre em contato conosco!
Fonte: São Vicente Contabilidade