• 3 de fevereiro de 2021
  • Millennium
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análise de balanço é uma técnica de suma importância no diagnóstico da situação econômico-financeira de uma empresa. Baseado no estudo dos 3 grupos básicos: ativo, passivo e patrimônio líquido, o procedimento gera índices e indicadores, os quais são comparados com períodos anteriores e com o setor de atividade e mercado da companhia.

Conheça agora 18 índices e indicadores fundamentais provenientes da análise de balanço que permitem tirar conclusões assertivas sobre um negócio.

Índices de Liquidez

Os índices de liquidez da análise de balanço permitem avaliar a capacidade de pagamento da empresa frente às suas obrigações. São essenciais para os gestores e também para investidores, bancos, fornecedores, etc.

  • Liquidez Corrente
    LIQUIDEZ CORRENTE = ATIVO CIRCULANTE / PASSIVO CIRCULANTE
  • Liquidez Seca
    LIQUIDEZ SECA = (ATIVO CIRCULANTE – ESTOQUES) / PASSIVO CIRCULANTE
  • Liquidez Imediata
    LIQUIDEZ IMEDIATA = DISPONÍVEL / PASSIVO CIRCULANTE
  • Liquidez Geral
    LIQUIDEZ GERAL = (ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL A LONGO PRAZO) / (PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO)

Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é recomendado o estudo dos 4 índices de forma simultânea e comparativa, observando sempre as necessidades da empresa, o ramo de atuação e as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices.

Índices Operacionais

Permitem que o analista tenha conhecimento da evolução da atividade operacional da companhia. Os índices operacionais extraídos da análise de balanço são os prazos de rotação dos estoques, a idade média dos estoques, o prazo de recebimento de vendas e o prazo de pagamentos das compras.

  • Rotação dos Estoques (RE)
    VENDAS / MÉDIA DO ESTOQUE (Est. Inicial + Est. Final / 2), ou
    CMV / MÉDIA DO ESTOQUE (Estoque /itens)
  • Idade Média dos Estoques (IME)
    IME = (ESTOQUE MÉDIO / CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA) X 360
  • Prazo Médio de Cobrança (PMC)
    (Duplicatas a receber) / (média de vendas por dia), ou
    (Duplicatas a receber) / (vendas anuais) / 360, ou ainda
    PMC = Clientes X 360
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    IME = Fornecedores X 360 (dias do ano)

Índices Financeiros

Os índices financeiros da análise de balanço relacionam lucro líquido, receita líquida de vendas e o capital de terceiros na empresa. São importantes para investidores, bancos, analistas de mercado, credores, etc.

  • Margem Líquida (ML)
    MARGEM LÍQUIDA = LUCRO LÍQUIDO APÓS OS IMPOSTOS / RECEITA TOTAL X 100
  • Retorno sobre os Ativos (ROA)
    ROA = (LUCRO LÍQUIDO / ATIVO TOTAL) X 100
  • Retorno sobre o Investimento (ROI)
    ROI = ((Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento)) X 100
  • Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)
    ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100
  • Grau de Alavancagem Financeira (GAF)
    GAF = ROE / ROA

Indicadores de Custo de Capital

Conhecer os indicadores de custo de capital é de extremamente importante para o administrador, afinal, isso afeta a sua lucratividade. Credores e investidores também devem utilizar esses índices da análise de balanço para saber como a empresa se comporta ao receber recursos externos.

  • Custo de Capital de Terceiros (Ki)
    KI = DESPESAS FINANCEIRAS / PASSIVO ONEROSO
  • Custo do Capital Próprio (Ke)
    O cálculo do Ke envolve alto grau de subjetividade. É, talvez, o índice mais difícil de se calcular. Pode-se levar em consideração as referências de empresas de um mesmo ramo ou até cálculos mais complexos, como o Modelo de Gordon.
  • Custo Médio Ponderado do Capital (WACC) – Weighted Average Capital Cost
    WACC = D / (D+K) * Ki * (1-T) + K / (D+K) * Ke, onde:
    Ke: Custo de capital próprio
    Ki: Custo de capital de terceiros
    K: Patrimônio Líquido
    D: Empréstimos
    T = IR (34%)
  • Outra forma de cálculo é:
    WACC = Ke (E/D+E) + Kd (D/D+E) X (1-IR), onde:
    Ke: custo do capital de fonte interna;
    Kd: custo do capital de fonte externa;
    E: patrimônio líquido da empresa;
    D: dívida total;
    IR: Imposto de Renda.

Indicadores de Valorização da Empresa

Podemos afirmar que os indicadores de valorização da empresa, oriundos da análise de balanço, são os mais importantes para o business valuation (avaliação da empresa).

  • EBITDA

A sigla EBITDA representa a expressão em inglês Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization. Significa: Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA).

Tem a utilidade de demonstrar a geração operacional de caixa da empresa no período de análise, ou seja, o quanto ela consegue gerar de recursos lançando mão apenas de suas atividades operacionais, sem considerar os impostos, efeitos financeiros, a amortização de direitos e a depreciação dos ativos.

  • Valor Econômico Agregado (EVA)

É um instrumento para ter uma visão sobre a real rentabilidade oferecida pela companhia sobre o capital nela empregado. O EVA (Economic Value Added), mensura a verdadeira criação de riqueza das empresas.

EVA = (ROE – KE) X PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Gostou de conhecer esses índices e indicadores da análise de balanço? Quer saber mais ou precisa de ajuda para analisar os demonstrativos da sua empresa? Entre em contato conosco!

Fonte: São Vicente Contabilidade

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