Importância da DRE
Este relatório é responsável por reunir todas as informações sobre receitas e despesas da empresa.
Desta forma, você poderá registrar todas as despesas gerais do seu negócio; os custos gastos com produtos e serviços; a receita total de vendas; o lucro que foi obtido pelas operações; além do valor pago por impostos sobre os produtos e o nível de endividamento que a empresa pode ter.
Além disso, através desse relatório os órgãos fiscalizadores verificam se o pagamento dos tributos está sendo feito de forma correta, de acordo com o regime de tributação escolhido pelo empresário, pois, é possível comparar os dados da empresa com as informações do imposto de renda.
Por sua vez, outras instituições financeiras podem verificar a situação financeira da empresa, caso você decida solicitar linhas de crédito para investir no desenvolvimento do negócio.
Quem deve apresentar a DRE?
Esta é uma obrigação anual, mas as empresas também podem fazer mensalmente ou trimestralmente, com o objetivo de analisar os dados da empresa e o cumprimento das obrigações fiscais.
Assim, todas as empresas brasileiras precisam fazer a DRE e a única exceção para a entrega deste documento são aquelas que optaram pelo MEI (Micro Empreendedor Individual).
Fonte: Jornal Contábil