Nos dias atuais as empresas, de uma forma geral, entendem ou precisam entender a necessidade e importância do departamento fiscal no bom funcionamento da mesma. Por conta desse tema ser tão importante, no artigo de hoje daremos dicas para evitar erros fiscais na sua empresa.
Uma empresa, utopicamente, não pode cometer erros fiscais, pois os mesmos podem ser muito prejudiciais para a mesma, mas todos nós, meros e falhos humanos, sabemos que errar é humano e pode acontecer, até mesmo na emissão da Nota Fiscal Eletrônica Online.
Por conta disso, vamos trazer para as empresas aqui hoje, 5 dicas para evitar erros fiscais na sua empresa.
Vamos as maravilhosas 5 dicas para evitar erros fiscais na sua empresa
Agora, sem mais delongas e com mais detalhes, vamos entender mais sobre as 5 dicas para evitar erros fiscais na sua empresa:
Planejamento
O fiscal deve contar com uma agenda e um planejamento tributário do mais alto nível, isso para evitar erros recorrentes e futuros.
Uma empresa que não olha com um cronograma montado para as suas obrigações e questões fiscais, certamente pode ser muito prejudicada no futuro com suas obrigações nesse quesito.
A pior parte disso tudo é que os erros fiscais podem gerar multas ou até mesmo atrapalhar os processos da empresa com o governo, seus fornecedores e os seus clientes.
Uma empresa de sucesso e crescimento precisa sempre estar com as suas questões fiscais planejadas e em dia com o governo.
Software de gestão fiscal
Um software de gestão fiscal integrado é uma forma de unir todas as informações fiscais da empresa dentro de um único sistema integrado.
Um exemplo prático é lançar uma nota fiscal nesse sistema e os demais setores terem o acesso ao que diz respeito a eles sobre o seu lançamento e andamento da informação.
Esse sistema é facilitador porque permite que as informações sejam lançadas apenas uma vez e todos os departamentos que quiserem, podem acessar as informações que precisam, como o contas a pagar.
Os arquivos de obrigações fiscais também são muito facilitados com a ajuda de um software de gestão fiscal integrado, pois os mesmos podem ser lançados e criados automaticamente por esse sistema, claro que com o acompanhamento do fiscal da área.
Procedimentos para as rotinas fiscais
As rotinas fiscais devem ser documentadas e acompanhadas de perto por todos os profissionais da área fiscal. É bom que os profissionais dessa área saibam fazer, ou pelo menos tenham conhecimento, de todas as obrigações da área fiscal.
É muito importante que todas as atividades fiscais da empresa sejam anotadas em procedimentos, documentadas e guardadas, para que todos os profissionais possam fazê-la caso o responsável entre de férias.
Existem obrigações fiscais que são mensais ou anuais, que precisam ser feitas sem atraso e com a mínima chance de erro. Uma empresa com processos é uma empresa prevenida.
Nunca, jamais, uma pessoa deve ser a única responsável por todo o departamento e questões fiscais de uma empresa, sempre deve haver os procedimentos anotados e uma pessoa de backup para caso a pessoa responsável seja afastada por algum motivo, como em situações de saúde ou gravidez.
Profissionais qualificados
Uma das principais dicas para evitar erros fiscais na sua empresa é contar com profissionais de qualidade no departamento fiscal, profissionais esses que literalmente vestem a camisa da empresa e se preocupam com ela.
E não são somente os profissionais que precisam ser comprometidos, a empresa também precisa se comprometer a treinar e capacitar anualmente (ou até em menos tempo) esses profissionais da área fiscal.
É importante que a empresa sempre valorize os seus profissionais da área fiscal, ainda mais que os profissionais comprometidos dessa área estão muito escassos nos dias atuais.
Auditorias internas
As auditorias internas orquestradas pelos contadores garantem uma verificação para saber se os processos fiscais realmente estão ocorrendo da forma correta na empresa. Uma verificação mais analítica nas notas fiscais, entrada e saída de estoque, impostos e o correto andamento das obrigações fiscais é uma boa opção de auditoria.
Essa auditoria deve ser feita sem aviso prévio e pode ocorrer no departamento de seis em seis meses, garantindo assim que os funcionários também entendam a necessidade de estarem fazendo as suas obrigações da maneira correta.
Considerações finais
Agora que você já sabe as principais dicas para evitar erros fiscais na sua empresa, que tal começar a aplicá-las hoje mesmo dentro da empresa? Se a empresa possui vícios e costume ruins, certamente será um verdadeiro desafio colocá-la nos eixos.
Mas a aplicação das dicas para evitar erros fiscais na sua empresa é primordial para o bom andamento da mesma. Com essas dicas aplicadas, a empresa só tem a crescer e não ter dor de cabeça nunca mais com as suas questões fiscais e indispensáveis para o seu bom e saudável crescimento.
Fonte: Jornal Contábil