Checar se caiu na malha fina do Imposto de Renda pode ser feito pela internet. Veja como proceder
Fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) anualmente é uma obrigação para muitos brasileiros. Se você tiver que enviá-la, será necessário prestar conta dos seus rendimentos e do seu patrimônio para a Receita Federal. Porém, um dos grandes temores durante o processo é cair na malha fina.
Esse termo significa que sua declaração ficou retida, o que pode ocorrer por motivos diversos. O problema é que há diversas restrições que podem atingir o cidadão que caiu na fiscalização da Receita e não regularizou as suas pendências.
Para evitar passar por esse momento de estresse, na leitura vamos te ensinar a consultar a situação cadastral da sua declaração. Acompanhe.
Como saber onde foi o erro?
Não existe dificuldade: para saber onde errou, o contribuinte precisa acessar, o seu extrato de declaração, a seção “Pendências de malha”.
Neste local apontam-se quais motivos sua declaração foi retida e, portanto, onde estão os erros ou quais informações devem ter comprovação.
Como corrigir uma declaração?
Se a declaração tem informações incorretas ou incompletas, é possível fazer a retificação com as correções necessárias através do programa gerador da declaração – o mesmo por onde houve o envio da declaração – através da declaração retificadora.
Como saber se caí na malha fina?
Então para saber se o seu nome está na malha fina, basta acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo Pessoa Física. Veja os passos a seguir:
Pelo site da Receita Federal:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Informe o CPF, data de nascimento e clique no botão “Consultar”;
- Pronto! Uma página será aberta com a situação da sua restituição.
Pelo Portal e-Cac:
- Acesse o Portal e-CAC e clicar em “Entrar com gov.br”;
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
- Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
- Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”;
- Na aba “processamento”, escolha o item “pendências de malha”.
Depósitos da restituição
A restituição do Imposto de Renda é paga na mesma conta que você informou no ato da declaração do Imposto de Renda. Se você não lembra qual conta informou, não tem problema. Ao consultar sua restituição pelo site ou app, a Receita Federal informa:
- O nome do banco e número da agência em que o depósito será feito;
- O número do lote;
- A partir de qual data o pagamento estará disponível;
- A “Situação da Restituição”.
Outra forma de verificar a conta cadastrada é olhando o recibo de entrega da declaração ou as últimas páginas do extrato de declaração, onde existe a seção Informações Bancárias”.
Calendário de restituição do IRPF 2023
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 29 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Fonte: Jornal Contábil