Os tipos de conciliação em que mais ocorrem inconsistências no setor de contabilidade são as de contas a receber, contas de resultados e conciliação de saldos.
A conciliação contábil é um dos processos mais importantes da contabilidade. É por meio dela que você confere se os valores de entradas e saídas estão condizentes com as movimentações registradas na empresa do cliente.
Porém, não basta apenas realizar a conferência. É preciso ir além, orientar o cliente na resolução de possíveis gargalos, bem como identificar a origem de cada um deles.
De acordo com um levantamento da Dattos e são referentes a 2022, os tipos de conciliação em que mais ocorrem inconsistências no setor de contabilidade são as de contas a receber, contas de resultados e conciliação de saldos. Ao todo, foram identificadas de forma automática 756 mil linhas divergentes.
A conciliação contábil é de extrema importância porque ajuda a identificar possíveis erros de lançamentos que podem levar prejuízos financeiros aos seus clientes. Inclusive, esses erros podem vir de fraudes que precisam ser investigadas e eliminadas.
Essa prática também ajuda clientes a evitarem processos judiciais trabalhistas, por exemplo. Isso porque a conciliação contábil da folha de pagamento aponta cálculos incorretos nos lançamentos dos salários e nos valores da rescisão de colaboradores.
Atualmente, soluções inovadoras que chegam ao mercado como plataformas, oferecem a oportunidade de que empresas possam conciliar contas e exercícios contábeis de forma bastante ágil, eliminando a possibilidade de erros manuais e, evitando assim, longas jornadas de trabalho.
Isso ocorre graças a automatização de processos tanto da área contábil, quanto da área fiscal e da possibilidade que a ferramenta oferece de consolidar um grande volume de informações, transformando dados brutos em instrumentos essenciais para o planejamento e tomada de decisões de um negócio.
Segundo o diretor de produto e cofundador da Dattos, Luiz Ricardo Cascaldi, a automação de processos financeiros e contábeis, além de trazer benefícios à rotina das equipes, permite uma maior compreensão dos desafios e oportunidades do setor. “As ferramentas de automação estão se consolidando como grandes aliadas de profissionais da área, pois, atualmente, é inviável que grandes empresas realizem conciliações de forma manual. Do ponto de vista dos dados, ter acesso a informações que apontem qual etapa está sendo mais problemática ajuda as lideranças a pensarem em soluções mais certeiras, sem cair em achismos”, pontua o diretor.
Um dos aspectos reforçados por Cascaldi sobre as divergências identificadas pela plataforma é que encontrar inconsistências não é o problema em si. “A identificação de uma inconsistência financeira não é sinônimo de algo negativo. Essa divergência pode acontecer por diversos motivos, como o controle manual das despesas, por exemplo. Basta olharmos para os números extraídos da nossa plataforma. Mapear rapidamente o volume do que é encontrado em divergência e poder corrigir ou realizar a justificativa dos valores a tempo faz toda a diferença. Por isso, reforçamos a automação como uma aliada na tomada rápida de decisões por parte dos times”, pontua.
Fonte: Jornal Contábil